Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores do IFPI participam de evento sobre novas tecnologias em SP

Notícias

Professores do IFPI participam de evento sobre novas tecnologias em SP

publicado: 21/02/2018 12h51 última modificação: 21/02/2018 17h49

Francisco Marcelino de Almeida, professor do Campus Teresina Central, e Izonaldo Dias, diretor do Campus Pio IX, participam, nesta semana, como representantes do Instituto Federal do Piauí no Programa Stem TechCamp Brasil, na Universidade de São Paulo (USP). Os professores estão entre oitos docentes de Institutos Federais que atuam no ensino médio e que foram selecionados pelo Programa.

O STEM TechCamp tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores de secretarias de educação e professores líderes de ações escolares em ciências, tecnologia, engenharias e matemática para articular e aprimorar ações existentes e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativas nas redes públicas da educação básica do Brasil.

Na programação - que acontece até sexta-feira, 23 de fevereiro - estão sendo realizadas atividades de sensibilização e formação para desenvolvimento de planejamento estratégico para políticas e ações voltadas a fomentar a aprendizagem ativa de Ciências, Matemática, Tecnologia e Engenharia, incluindo o estímulo à cultura de aprendizagem criativa - maker, abordagens investigativas e interdisciplinares, iniciação à pesquisa científica e tecnológica e empreendedorismo nas escolas públicas. Os participantes também irão realizar construções coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de Design Thinking a fim de elaborarem a primeira versão de suas propostas de Planejamentos Estratégicos, para implementação em suas comunidades escolares.

Os professores relatam que a experiência em desenvolvimento de projetos com estudantes e participação em feiras cientificas foram fatores importantes para seleção no programa. "A participação nesse evento é excepcional pois conheceremos experiências com profissionais da educação de estados e trabalharemos juntos visando um planejamento e foco aplicado na modificação da realidade de nossas escolas em rede. O trabalho e feedback será constante", disse Marcelino.

Izonaldo Dias acredita que o Programa também propiciará para o IFPI a divulgação a difusão de novas tecnologias nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para nossa comunidade científica e regional.

O Programa STEM TechCamp BRASIL é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e conta com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Grupo +Unidos.