Você está aqui: Página Inicial > São João do Piauí > Notícias > Campus São João do Piauí participa do Congresso Internacional Ciência e Sociedade

Notícias

Campus São João do Piauí participa do Congresso Internacional Ciência e Sociedade

publicado: 11/11/2025 11h19 última modificação: 11/11/2025 11h22

Professores e alunos do curso de Administração do Campus São João do Piauí do Instituto Federal do Piauí (IFPI) participaram do Congresso Internacional Ciência e Sociedade (CICS), evento bianual promovido pelo Centro Universitário Santo Agostinho. O CICS reúne pesquisadores do Brasil e de outros países, promovendo o diálogo entre ciência, inovação e responsabilidade social.

O campus apresentou dois artigos científicos, ambos frutos de ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas ao longo do ano de 2025.

O primeiro trabalho, intitulado “Caso Conecta: Experiência de Extensão Universitária na Promoção da Formação Cidadã”, foi elaborado pelos professores Ewerton dos Santos Silva e Romário Silva Ribeiro. O artigo analisa o Projeto Conecta, uma experiência de extensão universitária voltada à formação cidadã de alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede pública municipal. A pesquisa avaliou o impacto pedagógico e social de oficinas organizadas em quatro eixos temáticos — Gestão, Sustentabilidade, Direitos Humanos e Inovação — que promoveram o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Segundo o professor Ewerton dos Santos Silva, o projeto representa um modelo inovador e replicável de extensão universitária. “O Conecta mostra que a educação pública pode transformar realidades por meio de práticas simples, criativas e integradoras, aproximando a escola da comunidade e da universidade”, destacou.

O segundo artigo, intitulado “A Influência da Formação Acadêmica em Administração no Comportamento Financeiro e nas Decisões de Investimento de Estudantes Universitários”, teve orientação do professor Ewerton dos Santos Silva e autoria dos discentes Assuero Bruno Piauí Macêdo, Dállety Lourrany Ribeiro Vila Nova, Gabriela Alves Brandão e Romário Barbosa Flor. O estudo analisou o nível de literacia financeira e o comportamento de investimento entre estudantes ingressantes e concluintes do curso de Administração, revelando que o avanço na formação acadêmica favorece decisões financeiras mais conscientes e responsáveis.

De acordo com os autores, a pesquisa contribui para repensar estratégias pedagógicas no ensino superior, integrando educação financeira, cidadania e planejamento pessoal à formação dos futuros administradores.

O professor orientador destacou o papel dos eventos científicos na consolidação da aprendizagem prática e crítica. “A presença do IFPI no CICS reforça o compromisso da instituição com a ciência aplicada e com a formação de estudantes capazes de gerar conhecimento e transformação social”, afirmou Ewerton Silva.