Você está aqui: Página Inicial > Pedro II > Notícias > Alunos do Campus Pedro II realizam visita técnica à CODERVAP em Piracuruca

Notícias

Alunos do Campus Pedro II realizam visita técnica à CODERVAP em Piracuruca

publicado: 11/11/2025 13h01 última modificação: 11/11/2025 13h01

No dia 07 de novembro, acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Pedro II participaram de uma visita técnica à Cooperativa de Desenvolvimento Rural do Vale do Rio Piracuruca (CODERVAP), localizada no município de Piracuruca-PI.

A atividade foi coordenada pelo professor Willame Rodrigues do Nascimento Sousa, responsável pela disciplina, e teve como principal objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência prática complementar aos conteúdos teóricos abordados em sala de aula.

A CODERVAP, presidida pelo Sr. Saturnino Mendes Pessoa, é uma cooperativa de relevância regional, reconhecida pela produção de mel e apitoxina (veneno de abelha). Com o Selo de Inspeção Federal (SIF), a cooperativa é habilitada a comercializar seus produtos em todo o território nacional e internacionalmente, sendo um importante polo de inovação e geração de renda para a região Norte do Piauí.

Durante a visita, os estudantes tiveram também a oportunidade de participar de uma aula prática sobre a produção de hidromel, uma bebida fermentada à base de mel. Nessa atividade, os acadêmicos conheceram as etapas do processo de fermentação, os cuidados com a higiene e o controle de temperatura, além de discutirem aspectos microbiológicos e bioquímicos envolvidos na transformação do mel em bebida alcoólica artesanal.

Os visitantes puderam ainda conhecer de perto o Laboratório de apitoxina, primeiro e único do Piauí, onde é realizada a coleta e o processamento do veneno de abelhas por meio de tecnologia de eletroestimulação, seguido de secagem e purificação do produto para aplicação na indústria farmacêutica.

“É muito importante que os futuros biólogos conheçam de perto o funcionamento do nosso laboratório de apitoxina, que é o primeiro e único do Piauí. Aqui, eles têm a oportunidade de compreender todo o processo, desde a coleta até o beneficiamento do veneno, que tem grande valor científico e medicinal”, disse Saturnino Mendes Pessoa.

Para o professor Willame Rodrigues do Nascimento Sousa, a visita representou um momento ímpar de aprendizado e integração entre teoria e prática. “A vivência proporcionada pela visita à CODERVAP possibilita aos estudantes entenderem, na prática, cada etapa do processo, desde a coleta da apitoxina até a sua extração e purificação no laboratório. Essa experiência amplia a formação acadêmica e reforça o compromisso do IFPI com uma educação voltada para a pesquisa, a sustentabilidade e a inovação.”

A atividade faz parte das ações de formação prática e extensão do curso, reforçando o papel do IFPI na promoção do conhecimento científico e na valorização das iniciativas produtivas regionais que integram ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável.