Você está aqui: Página Inicial > José de Freitas > Notícias > José de Freitas e Fundação Municipal de Cultura promovem evento pelo mês da consciência negra

Notícias

José de Freitas e Fundação Municipal de Cultura promovem evento pelo mês da consciência negra

publicado: 10/11/2025 23h46 última modificação: 10/11/2025 23h46

Campus José de Freitas, através do  Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas em parceria com a Fundação Municipal de Cultura de José de Freitas, realizou no Teatro Municipal Barítono Raimundo Pereira, realizaram evento comemorativo pelo dia da cultura e mês da consciência negra.

O evento contou também com a presença da Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Katiuzia Monteiro e sua equipe, da Coordenadora Municipal da Mulher, Nuci Almeida, do Diretor do campus José de Freitas, Ewerton Gasparetto, dentre os demais representantes.

A programação teve início com a exibição do filme Babaçu Livre: Na Lei ou na Marra, obra que traz reflexões profundas sobre resistência principalmente feminina, território e preservação cultural. Após a exibição do filme, o público participou de uma roda de conversa  com a presença dos diretores do filme, Élida Maria Cardoso de Brito e Ricardo Augusto Pereira sobre o tema abordado no filme, promovendo uma rica troca de ideias entre artistas, produtores, gestores e comunidade.

O filme  retrata a força e a resistência das quebradeiras de coco babaçu — mulheres que transformam o trabalho coletivo em símbolo de liberdade, autonomia e identidade cultural. 

A estudante do campus,  Dalila Maria desfilou e convidou a comunidade para participar da programação da Beleza Negra que acontecerá no dia 20 de novembro na sede do campus.  O cantor e compositor Waldir Santos animou a plateia com música e reflexões culturais do grupo Cabelos de Axé. 

Para o representante do NEABI, professor Vagner Ribeiro, “conseguimos levar muita gente ao teatro espontaneamente, para compartilhar diversidade cultural, conhecer a realidade dos grupos culturais afro-brasileiros da cidade e fortalecer nossa consciência negra”, destacou.