Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Mestrado em Engenharia de Materiais publica artigo em revista internacional

Notícias

Professor do Mestrado em Engenharia de Materiais publica artigo em revista internacional

publicado: 11/04/2019 11h15 última modificação: 11/04/2019 11h22
Artigo é fruto de pesquisa desenvolvida durante seu doutorado sanduíche no Japão

Artigo é fruto de pesquisa desenvolvida durante seu doutorado sanduíche no Japão

O professor Antônio Francisco Melo, do Mestrado em Engenharia de Materiais do Instituto Federal do Piauí (IFPI), publicou como primeiro autor um artigo na revista americana ACS Applied Materials and Interfaces, que tem fator de impacto 8,097.

O artigo intitulado “Microwires of Au–Ag nanocages Patterned via Magnetic Nanoadhesives for Investigating Proteins using Surface Enhanced Infrared Absorption Spectroscopy” é fruto de pesquisa desenvolvida durante seu doutorado sanduíche no Japão. No documento, o pesquisador demonstra a padronização de nanoestruturas metálicas exóticas na forma de microantenas para intensificação do sinal de infravermelho proveniente dos modos vibracionais de diferentes proteínas adsorvidas.

“Espera-se que as superfícies padronizadas obtidas, junto à técnica inovadora de SEIRAS, sejam utilizadas com uma metodologia alternativa para investigação e detecção de diferentes biomoléculas após a sua interação direta com a superfície de nanoestruturas bimetálicas hollow”, explica.

Esse trabalho foi desenvolvido por um time de pesquisadores provenientes de diferentes partes do mundo, como Brasil, Paquistão, Polônia, Nepal, China e Estados Unidos, os quais todos contribuíram significativamente para sua publicação. O artigo foi desenvolvido sob orientação do professor Frank Nelson Crespilho, coordenador do Grupo de Bioletroquímica e Interfaces do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) e, também, sob a supervisão do professor Katsuhiko Ariga, coordenador do Grupo de Supermoleculas do Instituto Nacional de Ciência dos Materiais (NIMS), localizado na cidade de Tsukuba, Japão.