Você está aqui: Página Inicial > Valença do Piauí > Notícias > Pesquisador do Campus Valença publica estudos sobre a biodiversidade

Notícias

Pesquisador do Campus Valença publica estudos sobre a biodiversidade

publicado: 24/11/2025 13h15 última modificação: 24/11/2025 13h15

No mês de novembro, o professor Genilson Alves dos Reis e Silva, do curso de Ciências Biológicas do campus Valença, publicou dois artigos científicos internacionais na área da biodiversidade em coautoria com pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras.

O primeiro estudo, publicado na revista Phytotaxa, apresenta a descoberta de duas novas espécies do gênero Calea, encontradas no estado da Bahia, que foram batizadas de Calea flagelliformis e Calea nakajimae. As novas espécies foram identificadas após análises detalhadas de coleções de herbário e de características morfológicas que as diferenciam de espécies já conhecidas. Ambas ocorrem em ambientes, em áreas de transição entre Cerrado e Caatinga, e apresentam indícios de vulnerabilidade, destacando a importância da conservação desses biomas.

Essas contribuições reforçam a relevância da Botânica Sistemática desenvolvida no IFPI e evidenciam o papel da instituição na produção de conhecimento sobre a flora brasileira. Os estudos também fortalecem a formação dos estudantes do curso de Ciências Biológicas, que são continuamente inseridos em atividades de pesquisa, identificação botânica e conservação da biodiversidade”, afirmou o pesquisador.

O segundo artigo introduz uma nova delimitação e uma proposta atualizada de classificação para a tribo Neurolaeneae (Asteraceae). Com base em evidências morfológicas e filogenéticas, o estudo reorganiza a delimitação de gêneros. Essa reestruturação é fundamental para aprimorar o entendimento evolutivo da tribo, facilitando estudos futuros em sistemática, conservação e biodiversidade.

Afirmo que as duas publicações reforçam a relevância da pesquisa em Botânica realizada no IFPI e demonstram o impacto científico do trabalho desenvolvido por seus docentes. Além disso, fortalecem o ensino de graduação na área de Sistemática Vegetal, oferecendo aos estudantes exemplos reais de investigação, classificação e descrição florística, que são importantes pilares para a formação de biólogos e professores de biologia no contexto brasileiro”, finalizou Genilson.

ACESSE OS ARTIGOS: