Notícias
Analista de TI do IFPI Lança BrasaGPT, a Inteligência Artificial Piauiense no Combate a Incêndios Florestais
A startup piauiense GaiaXS lançou o BrasaGPT, primeiro modelo de linguagem brasileiro (LLM) totalmente focado no ecossistema de incêndios florestais, idealizado pelo Analista de Tecnologia da Informação do IFPI, Ailton Rodrigues, lotado no Polo de Tecnologia e Inovação,.
O Que é o BrasaGPT?
O BrasaGPT não é apenas um sistema de monitoramento, mas uma plataforma inteligente de gestão e combate a incêndios que utiliza o poder da Inteligência Artificial (IA) preditiva. Ele integra e processa um vasto volume de dados estratégicos—incluindo informações do INPE (focos de incêndio e condições climáticas), do IBGE (dados geográficos e demográficos) e literatura científica.
“Essa integração permite que a ferramenta gere "inteligência acionável" em tempo real. Isso significa que, além de detectar o fogo, o BrasaGPT pode prever a propagação, avaliar riscos específicos para diferentes biomas e regiões do Brasil, e propor planos de ação personalizados para as equipes de combate. O desenvolvimento do BrasaGPT reafirma o potencial do Piauí como um polo de inovação na luta contra a crise climática. A ferramenta complementa o portfólio da GaiaXS, que já conta com o ESFEn1 — um avançado agente antichamas e retardante de fogo, combinando assim a química da prevenção direta com a capacidade preditiva da IA.”, disse Ailton.



