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Teresina Central realiza planejamento para iniciar atividades remotas de ensino
O Campus Teresina Central promoveu, nesta segunda-feira, dia 04 de maio, o Encontro de Gestores, com o objetivo de apresentar as orientações estabelecidas pela Portaria IFPI nº 952, de 04 de maio de 2020 que homologou a Nota Técnica PROEN nº 04/2020, de 29 de abril de 2020, que determina as estratégias para a realização das atividades acadêmicas não presenciais, na forma de projeto piloto a ser desenvolvido em todos os campi do IFPI Na oportunidade, foram estabelecidos os métodos para a promoção e divulgação das atividades acadêmicas não presenciais de ensino e aprendizagem durante o período de pandemia da Covid 19, nos termos da citada Portaria
Nesse primeiro momento de implantação do projeto piloto, tal Encontro contou com a participação dos chefes de departamentos e coordenadores de curso do campus.
Durante a reunião (realizada por meio de videoconferência), o diretor de Ensino do Campus Teresina Central, Professor Robson Silva, repassou orientações emanadas da Reitoria, no intuito de alinhar as ações a serem desenvolvidas pelo campus nesta etapa emergencial de calamidade pública.
Segundo ele, o IFPI prorrogou por duas vezes a suspensão das atividades presenciais acadêmicas e administrativas na esperança de que o cenário da pandemia pudesse mudar, “Como as mudanças não ocorreram, o IFPI precisou fazer novas avaliações, vislumbrando a reorganização das atividades acadêmicas, no âmbito da Instituição” - explica.
Desafios
As atividades acadêmicas não presenciais, previstas para se iniciarem a partir do dia 11 de maio, constituem desafios a serem enfrentados, dentre eles, destacam-se: o desafio de tentar se manter o vínculo com os estudantes; promover estímulo para os estudos; minimizar os impactos da pandemia para o processo de ensino -aprendizagem; e atenuar a exclusão dos alunos que estão privados de uma aprendizagem orientada.
As atividades acadêmicas não presenciais têm como público-alvo os alunos das séries finais dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e os alunos dos módulos finais dos cursos técnicos concomitantes/subsequentes e de graduação do IFPI. Tais atividades podem contemplar até 20% da carga-horária total da disciplina.
Ao longo do projeto, os alunos terão acesso às produções de slides comentados, atividades de aprendizagem, a respeito do conteúdo ministrado, material de apoio e fórum.
Vale destacar que as disciplinas de caráter prático ou atividades de laboratórios ficam suspensas até o retorno das atividades presenciais, sendo facultado o avanço na parte teórica das respectivas disciplinas.
Ação colaborativa
A Diretoria de Ensino reforça que, para que a implementação das atividades não presenciais aconteça de forma efetiva e com qualidade, é extremamente necessária a colaboração de todos os servidores. Para isso, ações de acompanhamento e avaliação terão a participação da Direção Geral e de Ensino do campus, docentes, equipe pedagógica, setor de apoio ao ensino, departamentos/coordenação, Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), psicólogos, serviço social e família.
Durante o Encontro de Gestores foram destacadas as principais situações que marcam o cenário atual, entre elas, os novos critérios para a reorganização das formas de produção e relações humanas; adesão da rede estadual e privada às atividades remotas; cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - com aplicação das provas em novembro -; bem como elaboração de parecer pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que trata das diretrizes para reorganização do calendário escolar e da possibilidade de realização de atividades não presenciais pelas escolas durante a pandemia.
De acordo com Ministério da Educação, o CNE sugere que estados e municípios busquem alternativas para minimizar a necessidade de reposição presencial de dias letivos, a fim de permitir que seja mantido um fluxo de atividades escolares aos estudantes enquanto durar a situação de emergência.
Confira a Portaria IFPI nº 952 e a Nota Técnica PROEN 04/2020