Notícias
IFPI inaugura laboratório de informática de alto desempenho do projeto Embarcatech
O Instituto Federal do Piauí inaugurou no campus Teresina Central um laboratório de Informática de Alto Desempenho do Projeto Embarcatech, um programa de capacitação técnica em tecnologia de sistemas embarcados. A solenidade contou com a participação de estudantes do projeto, diretores de campi e convidados.
Durante a solenidade de inauguração, o reitor destacou a importância do projeto na formação dos estudantes e no fortalecimento de laços com o setor produtivo. “O Embarcatech é um exemplo concreto de como o Instituto Federal do Piauí integra ensino, pesquisa e inovação com foco na aplicação prática do conhecimento e na formação de profissionais preparados para os desafios tecnológicos do presente e do futuro", falou.
O IFPI conta com 9 polos do projeto com a participação de 100 alunos que desenvolvem soluções para necessidades apresentadas por parceiros como a Ambev, Newland, Teresina, Kalfix dentre outros. O laboratório conta com 32 máquinas de alto desempenho para auxiliar os monitores e alunos no desenvolvimento das atividades.
O coordenador do projeto, professor Rogerio Silva, disse que o laboratório possibilita aos estudantes uma infraestrutura de ponta para que possam desenvolver soluções que dialoguem com as demandas reais do setor produtivo e contribuam para o desenvolvimento regional e nacional.
O diretor geral do campus Teresina Central, Francieric Alves, ressaltou o projeto como um marco para a Instituição, para o campus e a comunidade acadêmica. “O laboratório amplia as possibilidades de aprendizado dos nossos estudantes, que agora contam com um espaço moderno e totalmente equipado para o desenvolvimento de projetos inovadores em sistemas embarcados. Esse é um investimento que fortalece a formação prática, estimula a pesquisa aplicada e aproxima ainda mais o IFPI das demandas tecnológicas e do setor produtivo”,
Na primeira etapa do projeto, mais de mil estudantes participaram da etapa de formação inicial e continuada em Sistemas Embarcados. O projeto é desenvolvido em parceria com a Softex no IFPI, Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Maranhão e Instituto Federal do Rio Grande do Norte.