Notícias
Violência doméstica contra a mulher é tema de webinário no IFPI
Na próxima quarta-feira, 25 de agosto, a partir das 15h, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) realizará, no Google Meet, o webinarário “15 anos da Lei Maria da Penha: é preciso romper o ciclo da violência”. A atividade acontece no mês da campanha Agosto Lilás – mês nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher – que tem como principal referência a Lei Maria da Penha - Lei n° 11.340/2006.
O webinário tem como objetivo debater e difundir no espaço educacional a Lei Maria da Penha como instrumento de prevenção e enfrentamento à violência contra mulheres e meninas no Brasil, enfocando a realidade do Piauí. “Também vamos falar sobre a atuação de órgãos de atendimento e assistência às mulheres e o papel das instituições e da sociedade civil no rompimento do ciclo da violência doméstica, em especial no contexto de pós-pandemia que começa a ser desenhado e que se depara com o aprofundamento das desigualdades de gênero”, diz a assistente social coordenadora da atividade Samara Pereira.
O evento é de natureza multicampi, articulado pelo Serviço Social dos campi Teresina Central, Teresina Zona Sul, Floriano, Paulistana e Urucuí, e contará com a participação de diferentes protagonistas no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, visando fomentara reflexão e o debate. O grupo de debatedoras é composto por Claudia Modesto, Amparo Paz, Jaqueline Bezerra e Roberta Mara.
“O engajamento da comunidade estudantil no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher é fundamental e requer ações contínuas e articuladas que contribuam para a mudança de cultura em direção à uma sociedade livre de violência e que respeite os direitos de meninas e mulheres”, comenta Samara Pereira.
Para a assistente social do Campus Paulistana, Layane Almeida, o webinário contribuirá para o debate e a difusão de informação em direção à desconstrução do padrão de sociedade em que há prevalência de um gênero sobre o outro. “Em síntese, o evento é um chamamento à toda a comunidade estudantil e sociedade em geral para a necessidade de rompermos o ciclo da violência. E isso só será possível com o engajamento todos”, ressalta.
O evento contará com a certificação e é aberto a estudantes, docentes, técnicos da educação, militantes do movimento social, profissionais que atuam na rede de direitos e comunidade no geral. As inscrições devem ser realizadas pela internet.
Conheça as debatedoras:
- Claudia Modesto: mulher que rompeu o ciclo da violência e militante dos movimentos de direitos das mulheres; membro do coletivo Frente Popular de Mulheres que luta contra a violência doméstica e feminicídio;
- Amparo Paz: promotora de Justiça do MPPI e coordenadora do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid);
- Jaqueline Bezerra: professora do IFPI, artista visual e educadora engajada na luta pela igualdade de gênero com trabalhos na área da igualdade de gênero;
- Roberta Mara: assistente social, Docente do Ensino Superior e atualmente coordenadora do Centro de Referência Esperança Garcia – Teresina.