Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Realizada 5ª defesa de tese do DINTER em Física firmado entre o IFPI e o IF-UFAL

Notícias

Realizada 5ª defesa de tese do DINTER em Física firmado entre o IFPI e o IF-UFAL

publicado: 04/07/2019 15h16 última modificação: 04/07/2019 15h30

Aconteceu, na última quarta-feira (3), em Maceió-AL, a quinta defesa de tese de doutorado do DINTER em física firmado entre o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (IF-UFAL). O servidor e professor de física do Campus Floriano, José Francisco Alves de Sousa, defendeu sua tese intitulada “Instabilidade modulacional e auto-armadilhamento em cadeias com interação de longo alcance entre íons”, orientada pelo professor Wandearley da Silva Dias do IF-UFAL. Além de José Francisco, já defenderam suas teses os professores José da Silva Rodrigues (Campus Floriano), Francisco Nogueira Lima (Campus São Raimundo Nonato), Alexandro das Chagas de Sousa Nascimento (Campus Parnaíba), e Herbert da Silva Sousa (Campus Pedro II). A sexta e última defesa do programa será do professor do Campus Angical, Antônio Carlos Ferreira de Abreu, prevista para outubro de 2019.

O DINTER IFPI-UFAL foi firmado em dezembro de 2015 e conta com as coordenações acadêmica do professor Marcelo Leite Lyra do IF-UFAL, representando a instituição promotora, e coordenação operacional doprofessor José Ricardo Rodrigues Duarte, representando a instituição receptora do programa. O reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima, e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, José Luis de Oliveira e Silva, estiveram presentes durante a primeira defesa de tese de José da Silva Rodrigues, ocorrida no dia 29 de março de 2019 em Maceió-AL. Na ocasião também estiveram presentes os dirigentes da Universidade Federal de Alagoas, sendo constituída uma banca de abertura dos trabalhos com os representantes das duas instituições envolvidas no DINTER.   

Até o presente momento, o DINTER resultou em 5 teses defendidas, 3 trabalhos apresentados em conferências internacionais na Espanha, Itália e Dinamarca, 7 artigos Qualis A e B publicados em revistas internacionais, e mais 1 artigo a ser submetido até outubro próximo. Os trabalhos envolvem pesquisas na fronteira da física e também temas de física aplicada com propostas de aplicação dos resultados em diversos campos como, por exemplo, no transporte eletrônico em células solares fotovoltaicas. “A proposta principal do DINTER é a qualificação de pessoal na área de física, visando a criação de núcleos para o desenvolvimento e fortalecimento da pesquisa em nossa Instituição, com reflexos para nosso estado. O momento não poderia ser mais apropriado, uma vez que o IFPI acaba de assinar o Pacto Interinstitucional pelo Desenvolvimento Econômico do Estado do Piauí, que visa principalmente a busca de soluções para as mais diversas demandas do estado”, destaca José Ricardo.