Notícias
Professores do IFPI têm trabalhos selecionados para 14ª Mostra Circuito Tela Verde
Os curtas-metragens Suçuarana (2024) e Vida, Lida e Luta (2023), dirigidos respectivamente pelos professores do IFPI, Thomson Albuquerque (Piripiri) e Marluce Morais (Dirceu), foram selecionados para exibição na 14ª Mostra Circuito Tela Verde, programa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que “tem por objetivos selecionar e reunir vídeos com conteúdo relacionado à temática ambiental para compor a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente. Esta, por sua vez, pretende divulgar, estimular e promover atividades de educação ambiental por meio da linguagem audiovisual em parceria com espaços exibidores.” (Secom)
As obras audiovisuais serão apresentadas em espaços exibidores que “recebem os vídeos e um guia contendo orientações sobre como promover as ações de educação ambiental no âmbito da mostra. As exibições são acompanhadas de debates e reflexões acerca dos conteúdos apresentados. Ao final da realização da mostra, o espaço exibidor envia relatório ao Ministério do Meio Ambiente com informações sobre os resultados alcançados.” (Secom)
Este ano a Mostra conta com 615 espaços exibidores cadastrados em todo o país, como órgãos públicos, fundações, escolas, universidade e institutos federais, dentre eles está o Campus Dirceu.
Para os professores esse resultado é fruto de um trabalho coletivo e contribui para dar mais visibilidade às narrativas audiovisuais e à produção do IFPI, especialmente levando-se em consideração que os curtas são os únicos representantes piauienses na Mostra. Ainda, segundo eles, projetos como esses que permitem aos nossos discentes o contato progressivo com a linguagem audiovisual e possibilitam a formação-cidadã do seu espectador, expandido e treinando o seu olhar para (re)conhecer as mais variadas formas de expressão artística. Servido de porta de entrada para outras artes.
Sobre o curta Suçuarana
A produção conta com o financiamento do Programa de Apoio a Projetos de Extensão (PAPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), e é coordenado pelo professor Thomson Beserra (Campus Piripiri) com participação na equipe da professora Marluce Morais (Campus Teresina Dirceu Arcoverde), do servidor Bruno Nazion (Diretoria de Comunicação) e do aluno bolsista Francisnilto dos Santos Nascimento (Campus Piripiri). A produção contou ainda com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Piripiri e está inserida dentre as atividades do Novembro Negro.
Confira a sinopse
Guiados por suas ancestralidades Francisca Soares do Nascimento, Irismar Soares do Nascimento, José Pereira dos Santos, Maria Luiza do Nascimento e Maria Pereira da Silva tecem suas narrativas através das suas memórias e raízes profundas de seus antepassados; juntos, representam um pedaço da rica história cultural da comunidade quilombola Sussuarana, zona rural do município de Piripiri, Piauí, Brasil. As filmagens ocorreram durante os anos de 2023 e 2024.
Sobre o curta Vida, Lida e Luta
O documentário foi realizado por um equipe de produção composta pelos servidores Marluce Morais(IFPI Dirceu), Thomson Albuquerque(IFPI Piripiri), Fábio Lopes (IFPI Oeiras) e Bruno Nazion (Dircom), e contou com o apoio da reitoria e Pró-reitoria de Extensão, sendo uma produção do campus Dirceu e LAHIS – Laboratório de História e Arte.
Confira a sinopse
O campo e a cidade estão em constante diálogo no bairro Dirceu Arcoverde em Teresina Piauí. Josefa, Almiralice, Domingas e Teresinha contam sua rotina em uma das maiores hortas comunitárias urbanas da América Latina. Situada no bairro desde 1987 as hortas contam com mais de 300 famílias, dentre elas 211 são comandadas por mulheres, em grande maioria da terceira idade. Uma vida marcada pelo trabalho diário e economia coletiva.
Confira as produções no canal do IFPI.