Notícias
NEABI de São João participa do 1º NegreSer
O Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiro e Indígenas (NEABI) do Campus São João do Piauí marcou presença no 1º NegreSer, evento promovido pelo NEABI do Campus São Raimundo Nonato, realizado nos dias 2, 3 e 4 de julho. Acompanhados pelos professores e coordenadores do NEABI CASJP, Lourenço Júnior e Silia Maria, os alunos participaram ativamente da programação: assistiram a rodas de conversa, participaram de oficinas, apresentaram trabalhos acadêmicos e integraram mesas de debate.
“Foi uma excelente experiência, pois, além de ampliarmos nosso conhecimento sobre culturas afro-brasileiras, também tivemos a oportunidade de participar das oficinas”, destacou Renata Souza, estudante e membro do NEABI CASJP.
A aluna Ismênia Menezes Sá Ribeiro, do 5º módulo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, apresentou o trabalho "Educação quilombola e extensão universitária: revitalização da sede do Assentamento QuilombolaSaco/Cortume para educação infantil", que atendeu às demandasda comunidade local, promovendo o desenvolvimento educacional e social das crianças e a valorização de sua cultura.
Já o estudante quilombola Norberto Máximo Oliveira Gomes, do Ensino Médio Integrado ao curso Técnico em Administração, foi convidado como palestrante. Em sua fala, representou com orgulho o legado de seu avô, Nego Bispo, contribuindo para a mesa de discussão sobre Educação, Racismo Ambiental e Comunidade Quilombola.
“O Campus SJP, 'Campus da Diversidade', valoriza as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, contribuindo para a formação integral dos estudantes e para o fortalecimento dos vínculos entre a Instituição e a comunidade. Essa atuação se dá a partir de uma perspectiva inclusiva e multicultural, o que representa um diferencial na educação oferecida ao alunado." Lourenço Junior - Professor e Vice coordenador do NEABI CASJP.