Notícias
Professora do IFPI lança livro sobre sistema de georreferenciamento do babaçu

Valdira Brito entregou hoje, 27, o primeiro exemplar de seu livro ao reitor Paulo Henrique Gomes de Lima
A professora Valdira de Caldas Brito Vieira, do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI), lançou, neste mês, o livro "Sistema de informação geográfica para o agronegócio do babaçu". Nesta quarta-feira, 27, Valdira Brito entregou ao reitor Paulo Henrique Gomes de Lima o primeiro exemplar da obra, que apresenta os resultados de uma pesquisa de pós-doutoramento no Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE).
De acordo com a docente, a pesquisa que deu base ao livro foi desenvolvida com o objetivo de realizar o mapeamento georreferenciado da distribuição espacial do babaçu nos municípios de maior produção na região Norte do Piauí. "Utilizando cenas do satélite RapidEye (sistema alemão que opera cinco satélites conjuntamente), geramos uma ferramenta (Sig GeoBabaçu), disponível na web, com o resultado do mapeamento e informações atualizadas sobre o agronegócio do babaçu no estado", explica.
O Sig GeoBabaçu, que pode ser acessado em siggeobabacu.ifpi.edu.br, dissemina informações sobre as potencialidades do babaçu e serve como ferramenta para o monitoramento do agronegócio do babaçu no Piauí. A área total mapeada foi de mais de 18 mil km2 e área classificada como babaçu foi de 2.680,80 km2.
O livro "Sistema de informação geográfica para o agronegócio do babaçu" é da Novas Edições Acadêmicas e pode ser adquirido no site da editora.