Notícias
IFPI aprova seis projetos em chamadas públicas com foco na Economia 4.0
Seis projetos de professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI) foram aprovados em editais de chamada pública com foco na Economia 4.0. A ação que resultou na aprovação dos projetos foi coordenada pela Diretoria de Relações Empresariais da Pró-reitoria de Extensão (DREAC/PROEX).
Dos aprovados, três foram na chamada pública do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) para a seleção de projetos voltados à promoção da iniciação tecnológica com foco na economia 4.0 e associados ao ensino, pesquisa e extensão. Eles deverão atender a, no mínimo, 160 beneficiários, que deverão ser estudantes do ensino médio técnico, médio regular e dos anos finais do ensino fundamental, das redes públicas municipais e estaduais de educação básica, separadamente ou em conjunto.
Os outros três projetos aprovados foram no edital de chamada pública, também do IFES, para a seleção de projetos voltados à promoção do empreendedorismo inovador com foco na economia 4.0 e associados ao ensino, pesquisa e extensão. Foram contemplados projetos nas áreas de Agricultura 4.0, Indústria 4.0 e Serviços 4.0. Os projetos deverão promover a pesquisa e o surgimento de novos empreendimentos com foco na Economia 4.0; estimular a participação de servidores e estudantes do IFPI na criação de empreendimentos baseados em conhecimento científico e tecnológico; estimular equipes do IFPI a desenvolverem inovações baseadas em tecnologias digitais e no uso intensivo de dados; e estimular o estabelecimento, no IFPI, de ambientes favoráveis à geração de novos negócios, por meio de ações de pré-incubação e incubação de empreendimentos, e de inovações de impacto regional e social.
Os dois editais foram abertos às instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os projetos já estão em fase de assinatura dos Acordos de Cooperação Técnica entre as instituições.
Confira os projetos aprovados por edital:
Chamada Pública 03/2020 (IFES) - Seleção de projetos de iniciação tecnológica com foco na Economia 4.0 - Resultado
- Professor Mike Christian de Sousa Araújo (Campus Angical)
- Professor Felipe Gonçalves dos Santos (Campus Corrente)
- Professora Tâmara Lyz Milhomem de Oliveira (Campus Picos)
Chamada Pública 05/2020 (IFES) - Seleção de projetos de apoio ao empreendedorismo inovador com foco na Economia 4.0 - Resultado
- Professor Otílio Paulo da Silva Neto (Campus Teresina Central)
- Professor Rogério da Silva Batista (Campus Teresina Central)
- Professor Ramon Rêgo Merval (Campus São João do Piauí)