Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Teresina Central realiza aula inaugural do PartiuIF

Notícias

Teresina Central realiza aula inaugural do PartiuIF

publicado: 07/05/2025 09h47 última modificação: 07/05/2025 09h47

O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí promoveu, na manhã desta terça-feira, 6, a aula inaugural voltada aos trinta alunos matriculados no PartiuIF. Programa que tem o objetivo de promover a igualdade de oportunidades e o acesso à educação profissional, científica e tecnológica para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental na rede pública.

O evento, realizado no auditório Maestrina Clóris de Oliveira, teve apresentação cultural, participação dos pais dos alunos e de servidores do campus. Na ocasião o diretor geral, professor Paulo Vilarinho, deu as boas-vindas aos estudantes, lembrando que eles compõem a primeira turma do PartiuIF, um projeto inovador do Governo Federal. “Aproveitem esta oportunidade, vocês já são vitoriosos.”

A professora Áurea Albano, coordenadora pedagógica do programa no Teresina Central, apresentou a estrutura do PartiuIF. “É um preparatório inédito, com categoria e suporte diferenciado, no sentido de preparar vocês para ingressar no campus de forma definitiva, através do classificatório.”

A pedagoga Telma Teixeira apresentou o campus e o Departamento Pedagógico, com toda a sua estrutura multidisciplinar. Os novos alunos também conheceram o Núcleo de Atenção às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), apresentado pela coordenadora Ana Lídia. O evento teve ainda participação da assistente social Virgínia Nascimento, do diretor de Extensão, Reinaldo Lopes e dos professores de Matemática, Jonathan Lavor, e de Língua Portuguesa, Fabiana Araújo. “Vamos abrir o olhar para o mundo da leitura e escrita.”

Sobre o Programa

Os selecionados participarão de aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens, principalmente em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza. Terão também uma formação suplementar composta por atividades complementares, como oficina de redação ou de resolução de problemas, debates, orientação psicopedagógica, acompanhamento psicossocial e monitoramento acadêmico e emocional. Além disso, o programa PartiuIF concederá auxílio à permanência dos estudantes, com pagamento de bolsa no valor de 200 reais, por 8 meses.