Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFPI podem participar da seleção do Parlamento Mercosul Juvenil

Notícias

Estudantes do IFPI podem participar da seleção do Parlamento Mercosul Juvenil

publicado: 22/08/2018 11h11 última modificação: 22/08/2018 11h11

Já estão abertas as inscrições para a 5ª Seleção Nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), uma parceria do Ministério da Educação com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC). Alunos regularmente matriculados no 1º ou 2º ano do ensino médio regular ou do ensino técnico integrado ao ensino médio das escolas públicas do país, tanto da Rede Estadual quanto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estão aptos a candidatar-se a uma das 27 vagas da quinta edição do PJM. Além disso, o estudante precisa ter boa atuação escolar (presença, conduta e rendimento), capacidade para conviver com jovens de diferentes culturas e crenças religiosas, disponibilidade e autorização dos pais para realizar viagens nacionais e internacionais, todas acompanhadas pelo MEC e seus parceiros.

Os estudantes do IFPI interessados em participar da seleção para representar o Brasil no Mercosul durante dois anos, devem elaborar um projeto com a orientação de um professor e enviá-lo até o dia 9 de setembro para o e-mail ai@mec.gov.br, conforme as instruções do regulamento. As inscrições deverão ser efetuadas exclusivamente por e-mail.  A participação é totalmente gratuita e não exige o pagamento de taxas de inscrição.

O processo de seleção do PJM para 2018-2020 será composto por três etapas eliminatórias: seleção de projetos, confirmação das candidaturas e eleição. O resultado final está previsto para o começo de dezembro de 2018.

Parlamento - Desde que foi criado em 2008, já foram realizadas quatro edições do Parlamento Juvenil do Mercosul, com seleções a cada dois anos. Até 2014, participaram do PJM jovens da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Colômbia. Na última edição 2016-2018, participaram apenas jovens dos países membros do Mercosul. Foram 27 jovens brasileiros, 26 argentinos, 18 paraguaios e 19 uruguaios. Os encontros são realizados na sede do Mercosul em Montevidéu em uma data que coincida com a reunião do Parlamento do Mercosul (Parlasul), já que também ocorre uma reunião conjunta entre o PJM e o Parlasul.

 Saiba mais - O programa tem como objetivo estimular o protagonismo juvenil por meio da implementação de projetos que tenham como foco fortalecer os jovens nas escolas e que visem minimizar problemas do cotidiano escolar.

 O regulamento, o caderno de orientações para elaboração do projeto e todas as informações sobre a seleção estão disponíveis no site http://pjm.mec.gov.br/.