Notícias
Campus Valença realiza I Semana da Sexualidade
O Campus Valença do Instituto Federal do Piauí realizou, nos dias 28, 29 e 30 de março, a Semana da Sexualidade que teve como objetivo mobilizar e sensibilizar estudantes, pais e comunidade para as ações de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e contribuir com propostas para a educação sexual no âmbito escolar e familiar.
O evento de extensão partiu da iniciativa do Serviço Social, Coordenação de Saúde e Coordenação Pedagógica com o apoio dos docentes e do movimento estudantil Voz Ativa.
“Abordar essa temática no âmbito escolar possibilita ampliar o conhecimento dos adolescentes no exercício da sexualidade de forma mais saudável, bem como favorecer a aproximação entre equipe multiprofissional e estudantes”, comentou Jucileide Veloso, coordenadora do projeto.
A abertura da Semana contou com a participação da vice-governadora Margarete Coelho, da delegada Eugênia Villa, do diretor de Ensino em exercício, Antenor Fortes, e da coordenadora do projeto, Jucileide Veloso. Na oportunidade, houveram as apresentações da paródia “Olha a prevenção” e do grupo teatral do Campus Picos, “O auto da Camisinha”.
As atividades foram desenvolvidas por meio de oficinas, rodas de conversas e mostra comentada de vídeos com abordagem dos seguintes temas: Saúde e corpo, mediada pelo professor Jonilsom Alves; Cyberbullyng\Sexualidade e questões de genêro e direitos sexuais, ambas conduzidas pelo enfermeiro Lourival Junior; Diversidade sexual: (con)vivendo com as diferenças, mediada pelo psicóloga Maria Fernanda.
Além dos temas: Industrialização do Corpo numa sociedade de consumo, tendo a técnica em assuntos educacionais Gardênia Sousa, e os professores Frazão Filho e Keila Jeronimo, como facilitadores; Educação sexual na relação pais e filho mediada pela relação pais e filho, feita pela assistente social Jucileide Veloso e pela pedagoga Francisca Braga; Formas de violência foi conduzida pela professora convidada Mauricelia Sousa; Mostra comentada de vídeos foi mediada pelo professor Antenor Fortes.
O evento encerrou suas atividades na Escola Estadual Santo Antônio com palestra sobre sexualidade na adolescência, bate papo e apresentações das paródias dos estudantes do Campus.