Você está aqui: Página Inicial > São Raimundo Nonato > Notícias > Campus São Raimundo Nonato realiza I Encontro da Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva

Notícias

Campus São Raimundo Nonato realiza I Encontro da Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva

publicado: 31/10/2025 09h21 última modificação: 31/10/2025 10h13

O Campus São Raimundo Nonato realizou, em 18 de outubro, o I Encontro da Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva do Território Serra da Capivara. O evento teve o objetivo de promover um espaço de diálogo sobre as principais temáticas voltadas para a educação especial e inclusiva na contemporaneidade.

O curso de Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva é novo no contexto brasileiro e atualmente está sendo ofertado na modalidade a distância em diferentes polos no Piauí, buscando valorizar a perspectiva da educação especial e inclusiva nos espaços escolares. Durante o evento, foram discutidos assuntos contemporâneos que envolvem questões teóricas e práticas sobre autismo, deficiências, transtorno de aprendizagens e desenvolvimento e, também, propostas de ensino e intervenção para os contextos escolares.

Para a diretora de ensino do Campus São Raimundo Nonato, Lucimara Zachow, o “evento é um marco para o Território Serra da Capivara, uma vez que buscamos uma perspectiva real de inclusão, e não apenas integração do nosso alunado. É a celebração de um novo tempo para o IFPI, uma vez que o investimento em profissionais nessa área será de grande valia para o melhor desenvolvimento da educação básica”.

A coordenadora do curso, Adriana Rocha, ressaltou a importância de eventos científico-acadêmicos para a formação do licenciando, principalmente quando estes estão matriculados em curso à distância. “É muito importante essa iniciativa e as discussões realizadas, que envolveram atendimento educacional especializado, autismo e um amplo contexto da educação especial e inclusiva, pois a formação é exatamente nesse sentido, buscando cada vez mais elementos para uma inclusão segura, real, e que valorize as diferenças”, disse.

De acordo com Marcelo Bruno Queiroz, professor do Campus São Raimundo Nonato e tutor da turma, ressaltou que o evento foi pensado para que essa formação se amplie cada vez mais. "Essa graduação será muito importante para crianças e jovens que necessitarão de um atendimento especializado. Agradecemos ao IFPI, por meio da gestão local e superior, pelo apoio e também às nossas palestrantes (professoras Amaya Oliveira, Carmem Lúcia e Andreia), pois o evento abrilhantou ainda mais a formação dos acadêmicos”.