Notícias
Estudantes de Valença participam de Congresso Nacional e Reunião Nordestina de Botânica
Estudantes do curso de Ciências Biológicas do Campus Valença participaram do 75º Congresso Nacional de Botânica e da 39ª Reunião Nordestina de Botânica, realizados recentemente no Estado do Piauí. O evento ocorreu de 9 a 16 de agosto de 2025, em Parnaíba, na UFDPar. O IFPI foi um dos apoiadores do evento que reuniu mais de 1.600 participantes.
Participaram do evento os discentes Ana Clara Martins, Nathacha Alves, Analice Sousa, Mariano Campelo, João Clementino, Carlos Henrique, Raissa, Emanuelle, Mayla Marayza e Marcilene, sob a orientação do professor Genilson Alves dos Reis e Silva, doutor em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (MG) e professor efetivo do IFPI desde 2011.
O Congresso Nacional de Botânica é realizado anualmente no Brasil há mais de 7 décadas, consolidando-se como um dos mais tradicionais eventos científicos brasileiros. Vale destacar que há 40 anos (última edição no Piauí foi em 1981) o Congresso Nacional de Botânica não era realizado no Piauí, o que reforça a importância da presença do IFPI em um momento histórico para a comunidade científica nacional.
“Tive o prazer de integrar a equipe organizadora como membro da comissão de comunicação do evento. Nós do CAVAL tivemos a honra de apresentar 14 trabalhos científicos que em sua maioria, versam sobre a diversidade vegetal da região piauiense do Vale do Sambito; além de trabalhos contendo materiais didáticos para popularização da ciência e ensino de botânica” explica o professor Genilson Alves.
Durante a programação, o professor e os estudantes participaram de palestras, minicursos e apresentações científicas, levando o conhecimento produzido no IFPI para a comunidade acadêmica nacional e até mesmo internacional (visto que haviam muitos participantes da Inglaterra, Espanha, México, Chile, Colômbia e Argentina. Para Genilson, os estudantes tiveram uma oportunidade além dos muros do campus para ampliar suas experiências formativas.
A participação no congresso contribuiu para o fortalecimento da formação acadêmica e para a ampliação das experiências científicas dos alunos, demonstrando o empenho do Campus Valença em incentivar a pesquisa, a inovação e a inserção dos discentes em espaços de relevância nacional, até mesmo, o estabelecimento de futuras parcerias de pesquisa, além de incentivo aos discentes em concorrerem a vagas em programas de mestrado por todo o país.