Notícias
Campus Valença retorna a local de doação de pintos caipiras
Nesta quinta-feira, 9, o Campus Valença do Piauí retornou na localidade Barro Preto, onde foi feita doação de pintos caipiras da raça nativa Canela Preta em de março de 2018.
A doação foi feita através do projeto de multiplicação de material genético nativo desenvolvido em parceria com a EMBRAPA Meio Norte, que tem como objetivo recompor espécies de galinhas naturalizadas, de forma a multiplicar a quantidade de indivíduos que foram lentamente sendo substituídos pelas espécies importadas.
A atividade desenvolvida por alunos do curso técnico concomitante/subsequente em Agropecuária e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Ciência (Pibic-Jr), sob orientação dos professores Daniel Medeiros de Noronha Albuquerque, Wanderson Fiares de Carvalho e Ernando de Oliveira Macedo, revisitou a localidade Barro Preto, onde a produtora Joana da Conceição Santos de Aquino, recebeu cerca de 22 pintos anteriormente, com resultados significativos para a produtora. “Dos animais doados, apenas um morreu e hoje tenho 80 aves canela preta. Sempre tem ovo para comer e as vezes dá para vender ovos, pintos e animais para abate. Utilizamos os restos de cultura na alimentação delas, como pseudofruto do caju, parte aérea da mandioca e macaxeira, além de colocar elas para pastar em piquetes”, falou Joana.
“A gente fica muito feliz de ver que o projeto está dando frutos e que está trazendo benefício direto para a população do Vale do Sambito, principalmente a de menor poder aquisitivo”, comemorou o autor do projeto, Daniel Medeiros de Noronha Albuquerque.