Notícias
Campus Valença realiza primeira fase de II Ciclo de Debates
O Campus Valença realizou na quarta-feira, 25, a primeira fase do “II Ciclo de Debates do Campus Valença ”. O projeto, que é destinado aos alunos dos cursos técnicos em Agricultura e Agropecuária, é coordenado pelo professor Wanderson Fiares de Carvalho e contou com a colaboração dos professores Francisco Elvis Ramos Vieira e Daniel Medeiros de Noronha Albuquerque.
Nessa atividade, os palestrantes convidados foram Antonio Reis e Luiz Nogueira de Araújo Costa Junior, responsáveis pelo Projeto Viva o
Semiárido, que está sendo aplicado no território produtivo do Vale do Sambito. Esse projeto resulta de acordo firmado entre o Governo do Estado do Piauí e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e tem como objetivo geral contribuir para a redução da pobreza da população rural do semiárido piauiense por meio do incremento das atividades produtivas predominantes e do fortalecimento organizacional dos produtores rurais.
Dentre as ações do projeto Viva o Semiárido destacam-se o desenvolvimento produtivo, através da organização de associações e beneficiários, assistência técnica, financiamento de investimentos e o desenvolvimento social e humano através de propostas de educação contextualizada no semiárido, educação técnica e vocacional dos jovens rurais.
Da Cruz Maria de Sousa, estudante de curso técnico, achou muito importante a palestra pois teve contato com um projeto que ela não conhecia. Ela também relatou que vai levar a ideia para estimular as pessoas da sua comunidade para se integrarem ao programa que fornece crédito e assistência técnica para pequenos produtores rurais.
"O programa Viva o Semiárido possui grande capacidade de modificação da atual realidade do semiárido pois baseia-se no eixo de extensão rural com efetivo planejamento da atividade, e de fornecer também a assistência técnica. E o grande trunfo do programa é ser voltado para quem mais precisa: pessoas em situação de pobreza nas comunidades rurais", destaca o professor Wanderson Carvalho.