Você está aqui: Página Inicial > Valença do Piauí > Notícias > Campus Valença realiza palestra sobre galinha caipira da raça Canela-Preta

Notícias

Campus Valença realiza palestra sobre galinha caipira da raça Canela-Preta

publicado: 03/11/2025 11h03 última modificação: 03/11/2025 11h03

O Campus Valença do Instituto Federal do Piauí (IFPI) promoveu, nesta quarta-feira, 29, uma palestra com o tema “O IFPI na Difusão de Galinhas Caipiras da Raça Canela-Preta”, ministrada pelo diretor-geral do Campus Esperantina, José dos Santos de Moura.

Durante a exposição, o palestrante abordou aspectos relacionados à difusão da raça Canela-Preta, conservação e seleção do material genético, além da geração de renda, destacando o papel do IFPI na disseminação de tecnologias voltadas à agricultura familiar.

O evento reuniu professores e estudantes do curso superior em Agronomia e dos cursos técnicos em Agropecuária, Secretaria Municipal de Agricultura de Valença e da ONGPJV que puderam conhecer mais sobre práticas de manejo, seleção e melhoramento genético aplicadas à avicultura caipira.

Para o diretor-geral do Campus Valença, professor Jonilson Alves, a atividade representou uma importante contribuição à formação dos alunos. “A experiência do professor Santos Moura na área de extensão e avicultura caipira é inspiradora. Ela desperta em nossos estudantes o interesse pelo empreendedorismo rural, fortalecendo o ensino, a pesquisa e a geração de renda no campo”, ressaltou.

O estudante de Agronomia Geovane Lopes, morador de um assentamento no município de Pimenteiras, ressaltou a importância da atividade para sua formação acadêmica e prática:“Sou bolsista do projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), que contempla a criação da galinha Canela-Preta. Durante a palestra, pude esclarecer várias dúvidas sobre manejo e alimentação. As orientações recebidas contribuirão para o aprimoramento da minha pesquisa e também me motivaram a fortalecer a criação no assentamento, promovendo segurança alimentar e geração de renda”, destacou.

A ação reforça o compromisso do IFPI com a extensão rural, a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável, aproximando o conhecimento científico das realidades produtivas locais.