Notícias
Campus Campo Maior realiza Seminário de Educação Contextualizada em Agroecologia
O Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia do Campus Campo Maior do Instituto Federal do Piauí, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu na manhã dessa sexta-feira, 31, no auditório da própria secretaria, o Seminário de Educação Contextualizada em Agroecologia.
O evento teve como objetivo criar um espaço coletivo para a apropriação e o alinhamento das diretrizes na área da agroecologia, refletindo sobre suas repercussões nas práticas pedagógicas emancipatórias vinculadas aos contextos sociais de professores e estudantes da zona rural do município.
A abertura do seminário foi feita pela Secretária Municipal de Educação, Maria José de Andrade Santos, que destacou a importância da educação contextualizada para os alunos da zona rural. Ela enfatizou que Campo Maior é uma cidade cuja economia é fortemente baseada na agricultura familiar e ressaltou a relevância dos cursos de qualificação oferecidos pelo IFPI na área.
O diretor-geral do Campus Campo Maior, Danilo Alves do Nascimento, reforçou a importância da parceria contínua entre o IFPI e a Secretaria em diversos projetos. Ele também aproveitou a ocasião para convidar os professores presentes a divulgarem o Exame Classificatório do IFPI em suas escolas.
O superintendente de Políticas Públicas Educacionais, Marcelo Miranda, também participou do evento e sublinhou a importância de iniciativas como essa para a formação e qualificação docente.
Participaram do seminário 78 professores das 12 escolas rurais de Campo Maior, além de estudantes do curso técnico em Agropecuária do IFPI, acompanhados pelos professores Kleiton Rocha Saraiva, Franklin Eduardo Melo Santiago e Jaison Castro Silva, e pelo engenheiro agrônomo Fábio de Souza Silva.
A programação incluiu a palestra “Princípios Básicos da Agroecologia”, ministrada pela professora Dayse Batista dos Santos, que abordou conceitos fundamentais como o histórico, práticas sustentáveis e a importância da biodiversidade na agroecologia. Em seguida, a professora Emanoela Moreira Maciel conduziu a palestra “Educação Contextualizada em Agroecologia”, destacando a integração entre o conhecimento local e as práticas pedagógicas voltadas para a realidade dos estudantes do campo.
O evento também contou com um momento de confraternização, incluindo um animado bingo e um lanche agroecológico. Os brindes foram oferecidos pelo CVT em Agroecologia, pela Ótica Matos e pela Secretaria Municipal de Educação.
O Seminário faz parte das ações de um projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e que é coordenado pela professora Dayse Batista dos Santos, com o objetivo de promover reflexões críticas sobre as emergências climáticas e seus impactos ambientais, entre outros temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável da região.

                        