Você está aqui: Página Inicial > Valença do Piauí > Notícias > Campus Valença inaugura Aviário Experimental

Notícias

Campus Valença inaugura Aviário Experimental

publicado: 30/11/2017 11h11 última modificação: 30/11/2017 11h11

Na última quarta-feira, 29, o Campus Valença inaugurou o Aviário experimental de galinhas caipiras. O projeto visa oportunizar aos alunos do Curso Técnico em Agropecuária conhecerem o manejo geral de aves em sistema agroecológico, tendo em vista o crescimento do mercado de produtos mais saudáveis, com características organolépticas diferenciadas e com respeito ao bem estar animal.

De acordo com os idealizadores do projeto o galpão deve servir de vitrine para demonstrações práticas e cursos curtos para produtores locais que já estão na atividade ou que queiram iniciar na criação de galinhas caipiras. O coordenador do Curso, Daniel Albuquerque, destaca que o intuito é aproximar o Campus da comunidade, porém atendendo às demandas locais e não impondo alternativas que fujam à sua realidade e poder aquisitivo. “A criação de aves caipiras requer baixo investimento, atualmente há alta demanda por esse tipo de aves, a atividade proporciona um rápido giro de capital em comparação com a bovinocultura e a ovinocaprinocultura, e não necessita de manejos sofisticados, podendo se encaixar facilmente nos sistemas de criação da agricultura familiar”, explica o coordenador.

O Diretor do Campus Antenor Fortes de Bustamante declarou que proporcionalmente o aviário representa um baixíssimo custo tanto para instalação e manutenção em detrimento de um grande retorno para o Campus, corpo discente e comunidade local, pois servirá para aulas práticas, pesquisas e projetos de extensão, e envolverá os agricultores locais. 

O aviário servirá ainda para multiplicação da genética de aves caipiras Galinha Canela Preta, raça Nativa, muito rústica, adaptada e com carne muito apreciada. Os ovos foram doados pela EMBRAPA-Meio Norte através do pesquisador Marcos Jacob de Oliveira Almeida que já vem trabalhando com esse material voltado para os pequenos produtores.

Aproveitando a nova estrutura, o Campus Valença já está desenvolvendo um projeto de pesquisa de iniciação Científica PIBIC-Jr com a raça galinha Canela preta, com o envolvimento de dois alunos do curso técnico em Agropecuária, Gabriel Pinheiro Rego e Ayla Raylane de Lima Gomes.

Na ocasião foram, simbolicamente doados dois reprodutores da raça Galinha Canela preta, com o intuito de despertar o interesse dos criadores da região do Vale do Sambito.