Você está aqui: Página Inicial > Valença do Piauí > Notícias > Campus Valença faz doação de pintos caipiras

Notícias

Campus Valença faz doação de pintos caipiras

publicado: 06/03/2018 13h26 última modificação: 06/03/2018 15h25

Na sexta-feira, 2 de março, o  Campus Valença realizou doação de pintos caipiras da raça nativa Canela Preta, através do projeto de multiplicação de material genético nativo desenvolvido em parceria com a EMBRAPA Meio Norte. O projeto tem como objetivo recompor espécies de galinhas naturalizadas de forma a multiplicar a quantidade de indivíduos que foram lentamente sendo substituídos pelas espécies importadas

A atividade está sendo desenvolvida por alunos do segundo módulo do curso técnico concomitante/subsequente em Agropecuária e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Ciência (Pibic), sob orientação dos professores Daniel Medeiros de Noronha Albuquerque e Wanderson Fiares de Carvalho.

As doações ocorreram na localidade Barro Preto, para a produtora Joana da Conceição Santos de Aquino, e na localidade Catinga Branca, para o produtor Antônio Carlos da Silva Sousa, totalizando 50 pintos doados.

A escolha desses produtores foi feita em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Valença do Piauí, com o apoio do presidente da Associação, Francisco Xavier dos Anjos Pedrosa, o Chico Preto, que sugeriu pessoas com vocação para criação de aves caipiras. Posteriormente, outras famílias também serão atendidas pelo projeto.

“As galinhas canela preta apresentam característica de fácil adaptação ao sistema produtivo da agricultura familiar pois são bastante rústicas e adaptadas às diferentes condições climáticas e sistemas de criação”, explicou o autor do projeto, Daniel Medeiros de Noronha Albuquerque.