Você está aqui: Página Inicial > Valença do Piauí > Notícias > Alunos de Valença produzem receitas com batata doce biofortificada

Notícias

Alunos de Valença produzem receitas com batata doce biofortificada

publicado: 20/06/2018 13h14 última modificação: 20/06/2018 13h14

Na última terça-feira, 19, alunos da disciplina de Processamento de Produtos de Origem Animal e Vegetal (PPOAV), do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Valença do Piauí, realizaram aula prática de produção de alimentos utilizando como ingrediente básico a batata doce biofortificada, em todas as receitas.

As batatas foram produzidas no próprio campus, em um projeto realizado pelo professor Ernando de Oliveira Macedo, em parceria com a EMBRAPA, que fez a doação das ramas para serem multiplicadas no município.   

A batata doce biofortificada apresenta maior teor de betacaroteno que a batata normal. O betacaroteno é um carotenoide antioxidante, importante precursor da vitamina A.

O professor da disciplina, Daniel Albuquerque, realizou a prática com três receitas: pão, biscoito e doce de batata, as receitas foram adaptadas do livro “Receitas biofortificadas” de autoria de Fernando Sinimbu Aguiar e colaboradores, editado pela EMBRAPA, com essas e outras receitas com vegetais biofortificados (segue o link abaixo para download gratuito).

A aluna Ana Carolina Anselmo destacou que a batata tem uma cor mais bonita que a batata normal e os produtos ficaram muito saborosos. Já a aluna Aglêny Célia destacou que o pão foi a melhor receita do dia. “Ficou muito gostoso e não achei muito difícil de fazer”, falou.

 

Faça o download gratuito do livro “Receitas biofortificadas”