Você está aqui: Página Inicial > Teresina Zona Sul > Notícias > Teresina Zona Sul e Banco de Alimentos - Nova Ceasa desenvolvem projeto de extensão

Notícias

Teresina Zona Sul e Banco de Alimentos - Nova Ceasa desenvolvem projeto de extensão

publicado: 17/10/2022 13h46 última modificação: 17/10/2022 13h46

Nos dias 5, 6 e 7 de outubro o campus Teresina Zona Sul desenvolveu oficinas gastronômicas e de compostagem com representantes de entidades beneficiadas pelo Banco de Alimentos da Nova Ceasa.

Essas atividades de extensão fazem parte do Termo de Cooperação entre Nova Ceasa, Superintendência de Parcerias de Concessão (Suparc) e Instituto Federal do Piauí (IFPI), que tem o objetivo de desenvolver ações voltadas para educação e integração dos estudantes nos projetos de Parceria Público Privada (PPP) contratados pelo Governo do Piauí.

As oficinas realizadas fazem parte do projeto de Extensão Aromas e Sabores da Solidariedade, que teve como objetivo principal trabalhar a sustentabilidade no Banco de Alimentos da Nova Ceasa com o auxílio de alunos dos cursos de Tecnologia em Gastronomia e Técnico em Nutrição e Dietética.

O Banco de Alimentos da Nova Ceasa desempenha um importante papel no combate ao desperdício alimentar e à fome. Atende a 22 instituições e busca reduzir o desperdício de alimentos e garantir o direito à alimentação às populações mais vulneráveis. Esse Banco de Alimentos doa a essas instituições vegetais que não estão aptos à comercialização, porém, são alimentos que podem ser consumidos in natura ou utilizados no desenvolvimento de novos produtos. Devido à alta capilaridade de doadores de alimentos, outro problema surgiu nas instituições beneficiadas, as quais, por vezes, não sabiam o que fazer com os alimentos recebidos em grande quantidade o que resultava em desperdício.

Visando resolver esse problema in loco, o projeto de extensão Aromas e Sabores da Solidariedade foi planejado para ser executado em duas etapas. Na primeira etapa, foram realizadas oficinas gastronômicas, nos laboratórios do Campus Teresina Zona Sul, utilizando os alimentos doados pelo Banco de alimentos da Nova Ceasa, nas mesmas condições em que são doados para as instituições. Os alunos de gastronomia elaboraram e/ou adaptaram receitas com frutos bem maduros e com outras partes comestíveis de vegetais, mostrando que esses alimentos podem ser aplicados em novos produtos alimentícios e que são saborosos e saudáveis.

Na segunda etapa, foi realizada oficina de compostagem no sítio Chalé das Plantas, utilizando as aparas e as sobras de vegetais que não puderam ser aproveitados para fins alimentício nas oficinas gastronômicas, com a participação de todos os presentes, foi construída uma leira de compostagem a fim de que o aprendizado possa ser reproduzido em cada uma das instituições receptoras de alimentos da Nova Ceasa, zerando assim o desperdício dos produtos recebidos. Em seguida os participantes foram apresentados ainda a outras ações ambientalmente corretas implementadas no sítio e que podem ser adotadas em suas instituições, como por exemplo, tratamento de águas cinzas em rodas de bananeiras. O IFPI foi responsável pelo transporte dos participantes para esta atividade.

Estiveram presentes nas oficinas representantes da Nova Ceasa, alunos de Nutrição da Faculdade Santo Agostinho que estão estagiando no Banco de Alimentos, Associação dos cegos, ASA, Valorizar a vida, Casa Savina Petrilli, APAE, Casa de Maria (RFCC), Associação Beneficente São Paulo Apóstolo, Associação dos Amigos da Sopa, Casa de Maria, Casa Frederico Ozanan, FUNACI, Serva de Maria Rainha dos Corações, Igreja Ebenezer Boas Novas, Fundação Nossa Senhora da Paz, Escola João Paulo I, Gaivotas que voam longe, Viver com dignidade.