Notícias
Teresina Central celebra Dia Nacional do Secretariado
O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí realizou, no último dia 11 de outubro, o evento alusivo ao Dia Nacional do Secretário, celebrado nacionalmente em 30 de setembro. A atividade aconteceu no auditório Maestrina Clóris de Oliveira, onde foi discutida a temática “Inclusão e Secretariado”.
O público-alvo foram os estudantes, egressos e profissionais da área, além de docentes vinculados ao Departamento de Gestão e Negócios (DGN). Na ocasião, a diretora de Ensino, Layane Leal, deu as boas-vindas aos presentes, falando sobre a importância da discussão do tema e da divulgação do curso. A professora Janaíne Leal parabenizou os estudantes, profissionais e professores.
Durante a programação, ocorreu a apresentação teatral imersiva, organizada e dirigida pelo professor Moysés Chaves, tendo os estudantes do II módulo de Secretariado como atuantes da atração.
Em seguida aconteceu a discussão sobre o tema “Atendimento inclusivo: os desafios e alternativas para promover a inclusão de pessoas com deficiência no acesso a serviços". Desta mesa-redonda participaram Claude Girão, coordenador de Serviços Gerais para Pessoas com Deficiência, Idosos e seus Familiares, na Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), Camila Hannah, assessora técnica da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência do Piauí (SEID), Eliete Almeida, tecnóloga em Secretariado pelo IFPI, secretária do senhor Delfim Pinto, sócio administrador do Grupo Pintos;
Gleyciane Santos, tradutora e intérprete de sinais e coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Teresina Central, mediou a mesa. Ao final, a professora Márcia Rejane fez uma apresentação musical. Segundo o coordenador do curso, professor Jailton Sousa, além da celebração da profissão, foi abordada uma temática que caracteriza-se pela transversalidade, tornando o evento ainda mais relevante para todos os profissionais.