Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Esperantina realiza palestra em Comunidade Rural

Notícias

Campus Esperantina realiza palestra em Comunidade Rural

publicado: 14/10/2025 11h04 última modificação: 14/10/2025 11h04

Na manhã do último sábado, 11, o diretor geral do Campus Esperantina, José dos Santos de Moura, ministrou a palestra “O IFPI na Difusão Tecnológica para Produção de Alimentos e Geração de Renda”, na comunidade Jacaré da Vermelha, zona rural de Esperantina.

O evento foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Esperantina (SINTRAF) e contou com a presença da presidente da entidade, Claudilene de Carvalho. Em seu pronunciamento, Claudilene de Carvalho, destacou a relevância da iniciativa e manifestou satisfação com as ações apresentadas pelo IFPI. “Ficamos muito felizes com o que foi mostrado, pois constatamos uma grande diversidade de práticas voltadas tanto ao manejo vegetal quanto ao manejo animal. É um trabalho que reforça o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e com o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou.

O evento contou com a participação de mais de 60 agricultores da comunidade Jacaré da Vermelha e das localidades vizinhas, como Encanto, Lagoa Seca, Vassouras, Tabocal, Canto do Caboclo, Saloubo, Palmeira, entre outra. A reunião reforça a parceria entre o IFPI e o SINTRAF na promoção de atividades que estimulam a troca de conhecimentos e a adoção de tecnologias acessíveis, voltadas à melhoria da produção e da qualidade de vida dos agricultores familiares do Território dos Cocais.

De acordo com o diretor, a proposta de levar o Campus até as comunidades rurais visa fortalecer a integração entre o IFPI e os agricultores familiares, permitindo que os agricultores se identifiquem com as temáticas apresentadas e possam implantar práticas produtivas sustentáveis em suas propriedades. “Nosso objetivo é estimular o uso de tecnologias acessíveis que aumentem a produtividade, preservem o meio ambiente e possibilitem a geração de renda a partir do excedente da produção”, destacou Santos Moura.

Ao final da palestra, o diretor do Campus, Santos Moura, realizou a distribuição de pintos da raça Canela-Preta e Rabo-de-Leque, além de mudas de macaxeira e gliricídia e ovos galados aos produtores presentes, fortalecendo o compromisso do IFPI com a inovação, sustentabilidade e inclusão produtiva no campo.