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Projeto sobre Indicação Geográfica de artesanato quilombola é destaque em congresso nacional
Durante o III InovEPT – Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica, realizado entre os dias 10 e 12 de junho, em Brasília, um dos projetos que chamou atenção foi o “Diagnóstico e Peticionamento da Indicação Geográfica do Artesanato da Comunidade Quilombola Potes: um estudo de caso sob a perspectiva dos ODS”. A iniciativa é fruto da colaboração entre a professora Marina Bezerra da Silva, do Instituto Federal do Piauí (IFPI) – Campus Teresina Zona Sul, e a servidora Wanessa Gobbo, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
O estudo propõe o reconhecimento da produção artesanal da Comunidade Quilombola dos Potes por meio da Indicação Geográfica (IG), mecanismo que protege produtos cuja qualidade está diretamente ligada à sua origem geográfica. A análise foi realizada sob a ótica dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase nos ODS 1 (Erradicação da Pobreza), ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).
Durante a apresentação, a professora Marina Silva ressaltou a relevância da IG como instrumento de valorização dos saberes tradicionais e de fortalecimento da identidade cultural das comunidades quilombolas. “A Indicação Geográfica pode atuar como vetor de desenvolvimento socioeconômico sustentável, promovendo a preservação do patrimônio imaterial e garantindo visibilidade às práticas produtivas ancestrais”, destacou.
O trabalho também evidencia a importância da proteção da propriedade intelectual como estratégia para a manutenção e valorização dos modos de vida tradicionais, especialmente em territórios historicamente marginalizados.
Promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), o InovEPT reuniu gestores, pesquisadores, lideranças e representantes de instituições de todo o país para debater os caminhos da inovação e do empreendedorismo na educação técnica e profissional.
A programação do encontro contou com palestras, oficinas, mesas-redondas e exposições de projetos, com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.