Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Começa a XVI Semana de Matemática, Física e Ciências

Notícias

Começa a XVI Semana de Matemática, Física e Ciências

publicado: 25/11/2020 12h11 última modificação: 25/11/2020 12h11
Exibir carrossel de imagens Evento ocorre de forma virtual até o próximo dia 27 de novembro

Evento ocorre de forma virtual até o próximo dia 27 de novembro

Teve início, na manhã desta quarta-feira, 25, a XVI Semana de Matemática, Física e Ciências (Semafis). Evento realizado pelo Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí, que ocorre de forma virtual até o próximo dia 27 de novembro.

Em 2020 será discutida a temática “A tecnologia no ensino de Física, Matemática e Ciências: aprendizagens e desigualdades”. Na ocasião, o professor Etevaldo Valadão, coordenador do curso de Licenciatura em Física do campus, declarou aberta a XVI Semafis destacando que o evento vem para estabelecer diálogos e escutas junto a todos que enfrentam as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem.

O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Henrique Gomes de Lima, enfatizou o evento como uma referência já consolidada no Instituto, parabenizando a todos os responsáveis pela sua realização.

O professor Ivanaldo Ribeiro, chefe do Departamento de Formação de Professores, em nome do Diretor Geral do campus, professor Paulo de Tarso Vilarinho, e de Ensino, professor Robson Silva, saudou a comissão organizadora, especialmente os estudantes que se empenharam na organização das atividades.

A diretora de Ensino Superior, professora Francisca Barros, lembrou que atualmente estamos vivendo uma nova forma de interação social. “Uma realização dialógica é necessária. Que todas as informações aqui repassadas sejam bem aproveitadas para a nossa prática pedagógica”.

Palestra de abertura

“Tecnologias e aprendizagem - desafios da mediação pedagógica inclusiva” foi o assunto abordado pela professora do IFPI e doutora em Educação, Adriana Rocha, atividade mediada pela professora Joaquina Melo.

Em sua análise, Adriana destacou a Semafis como uma vanguarda na integração de pessoas. Uma visão da instituição para fazer a formação de professores com um olhar externo para as tendências e os desafios que estão postos aos processos educativos.

“Vamos precisar cada vez mais refletir as mudanças a partir de cada contexto”, disse a professora, ressaltando a necessidade de compreensão das tecnologias sociais e dos empreendimentos educativos.

A XVI Semafis

Visa discutir estratégias de enfrentamento das instituições de ensino, principalmente os cursos de licenciatura, frente a crise singular que a educação atravessa; reconhecer a importância dos diálogos e escutas que incentivam as práticas para aprimorar o fazer docente, bem como refletir sobre a necessidade de se (re)inventar no processo de ensino aprendizagem.

As atividades serão realizadas por meio de palestras, cursos e apresentações orais. Saiba mais sobre a Semafis em http://evenbinar.com.br/xvi-semafis.