Notícias
Alunos de Geoprocessamento apresentam pesquisas em congresso internacional em Recife
Nos dias 23 a 25 de setembro, seis alunos do 6º módulo do Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento do Campus Teresina Central participaram do I Congresso Internacional de Regularização Fundiária (CIRF) e do VIII Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação (SIMGEO), que aconteceram na Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (ESMAPE), em Recife/PE.
Os estudantes Adonielton Alves da Silva, Diêgo Luiz de Sousa Lima, Diego Mariano dos Santos, Luís Gustavo Meneses Pereira, Rayane Alves da Paz e Virgílio Cardozo da Silva Neto, sob orientação da professora Amanda Bezerra Matias, apresentaram artigos científicos resultantes de pesquisas desenvolvidas ao longo do curso.
Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar e debater suas produções acadêmicas, compartilhar experiências e ampliar conhecimentos com pesquisadores e profissionais da área de Geociências e Geotecnologias de todo o país.
As pesquisas trabalhadas pelos discentes abordaram a análise espacial aplicada a diferentes áreas, explorando temáticas como Frequência escolar, Ocorrências de roubos, Diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), Alfabetização, Distribuição religiosa e Distribuição de equipamentos de saúde.
“A participação foi possível graças ao apoio do IFPI, ao incentivo de professores do curso e ao esforço conjunto dos alunos, que se mobilizaram para tornar viável a presença no evento. Essa conquista acadêmica reforça a importância da pesquisa no âmbito do curso de Geoprocessamento e evidencia o papel do IFPI na formação de profissionais capazes de aplicar ferramentas de geotecnologia em questões sociais, educacionais e urbanas”, explicou a professora Amanda.