Você está aqui: Página Inicial > Piripiri > Notícias > Projeto de iniciação científica de Piripiri é finalista em feiras nacionais

Notícias

Projeto de iniciação científica de Piripiri é finalista em feiras nacionais

publicado: 15/09/2020 10h38 última modificação: 16/09/2020 10h52
A pesquisa do Campus Piripiri é vinculada ao Núcleo de Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática (NUPEC)

A pesquisa do Campus Piripiri é vinculada ao Núcleo de Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática (NUPEC)

Um projeto de iniciação científica júnior (PIBIC-Jr) do Campus Piripiri do Instituto Federal do Piauí (IFPI) foi selecionado como um dos finalistas da Feira Nacional de Ciência e Tecnologia (FENADANTE), do Colégio Dante Alighieri (SP), e também da Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC).

A FENADANTE tem como um de seus objetivos a divulgação das pesquisas de pré-iniciação científica desenvolvidas por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3º série do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. A segunda edição do evento será realizada de 22 a 26 de setembro, em formato on-line.

Já a FEBIC é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadores na forma de projetos científicos, onde possam experimentar ou fazer ciência, abrindo oportunidades para instigar o desenvolvimento da curiosidade científica. A edição 2020 será virtual e ocorrerá de 18 a 31 de outubro.

O projeto do IFPI, finalista nos eventos, é intitulado “Desenvolvimento de plástico biodegradável a partir da casca de mamão (Carica papaya L.)” e tem à frente a estudante do 3º ano do Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Administração, Ana Beatriz Rodrigues do Carmo, sob orientação do professor Romézio Alves Carvalho da Silva. Na FEBIC, foi a única pesquisa do Nordeste a ser aceita.

A pesquisa é vinculada ao Núcleo de Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática (NUPEC) e tem como objetivo principal desenvolver um filme polimérico utilizando as cascas de mamão contribuindo para que quantidades menores de resíduos plásticos sejam gerados e, além disso, confeccionar produtos biodegradáveis.

Saiba mais sobre a FENADANTE e a FEBIC.