Notícias
Pré-Carnaval resgata marchinhas de Carnaval no Campus Picos
Na manhã do dia 23 de fevereiro, o Campus Picos realizou o seu Pré-Carnaval, com desfile à fantasia, paródias das marchinhas carnavalescas e muita animação. O objetivo foi regatar a história de umas das festas mais populares em nosso país e oportunizar o conhecimento das marchinhas que embalavam os bailes de carnaval.
Outro aspecto foi a proibição de algumas marchinhas, que há décadas fizeram parte do carnaval e com o passar do tempo foram reconhecidas como politicamente incorretas. “O fato é que no carnaval brasileiro muitos já cantaram músicas com letras que se tornaram desconfortáveis à luz dos direitos conquistados por mulheres, negros e do segmento LGBT, tais como: Maria Sapatão, Teu cabelo não nega ou Cabeleira do Zezé. Tal reflexão se faz importante no contexto educacional, uma vez que nossos alunos estão em processo de formação do censo crítico”, explicou a professora Ana Karina Sampaio.
Após a apresentação das marchinhas, aconteceu o desfile a fantasia que teve como ganhador o aluno do Helton Marques, do 2º ano do curso de Eletrotécnica. Houve ainda a apresentação de dança e paródias. A atividade se encerrou com grande baile ao som das marchinhas.
O trabalho teve o envolvimento de todas as turmas do Ensino Médio, sob a orientação dos professores das áreas propedêuticas, Ana Karina Sampaio, Ariany Maria, Angela Costa, Shara Lopes, Dieimy Silva e das áreas técnicas os professores Edson Cavalcanti, Osvaldo Augusto, além de contar com o apoio da Direção de Ensino e do setor áudio-visual, Cléber Cabral que realizou os registros fotográficos.