Notícias
Estudantes de Agropecuária visitam sistema intensivo de produção de peixes

Sistema intensivo de produção de tilápia é implantado na Barragem Poço de Marruá, em Patos (PI)
Na última quinta-feira, 15, alunos do curso técnico em Agropecuária do Campus Paulistana visitaram um sistema intensivo de produção de tilápia implantado na Barragem Poço de Marruá, em Patos (PI). A produção de peixes é realizada pela Associação de Pescadores e Aqüicultores de Patos do Piauí (APAPPI).
Os membros da Associação cultivam os peixes em sistema de tanque redes adotando técnicas modernas de produção. Segundo o presidente da APAPPI, Francisco da Costa Veloso, em 2017 foram produzidas 80 toneladas de peixes. Neste ano, a intenção é chegar a 120 toneladas. “Temos uma grande demanda pelos peixes produzidos aqui. Nosso peixe apresenta ótima qualidade e grande aceitação pelos consumidores”, relatou.
Na ocasião da visita, além de acompanhar as etapas de produção, os estudantes realizaram uma aula prática sobre qualidade da água em piscicultura, foram realizadas análises de oxigênio dissolvido, pH, temperatura, dureza, nitrato e nitrito. A visita foi organizada pelo professor Gilson Mendes e teve o suporte do técnico em agropecuária Deiverson Denis.
“Visitas técnicas em sistemas produtivos são uma grande oportunidade para os estudantes observarem a dinâmica produtiva e ouvir dos produtores os relatos dos sucessos e desafios nos sistemas de criação”, disse Gilson Mendes. Ele lembra que o Brasil, apesar do alto potencial de produção, ainda tem um consumo de pescado bem inferior à média mundial. “Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), o consumo brasileiro é inferior a 10kg/hab/ano, a média mundial variou entre 20kg/per capita/ano, o que abre caminho para o crescimento do cultivo de peixes”, completou.