Notícias
Campus Paulistana realiza I Educarte
O Campus Paulistana realizou, no período de 3 a 8 de junho, o I Educarte – Encontro de Educação, Cultura e Arte, com o tema “Discutindo Práticas Educativas para a Educação Básica”.
O evento de cunho acadêmico-científico e artístico-cultural contou com abertura oficial, sarau cultural, oficinas, minicursos, palestras, mesa-redonda e apresentação de trabalhos acadêmicos .
A programação foi desenvolvida em torno de 5 eixos temáticos, sendo eles: Políticas e educação; Educação para a diversidade; Educação interdisciplinar; Sustentabilidade e meio ambiente.
A coordenadora do evento, professora Wechilla de Andrade de Brito, destacou que o evento foi a unificação de demandas que compreendam todo o corpo escolar, desde alunos, docentes e servidores nas diversas áreas de conhecimento no campo da educação, englobando teoria e prática.
O I Educarte reuniu ainda as atividades de eventos já consolidados como a IV Semana de Química, com a temática "Os Desafios do Ensino de Ciências da Natureza", e o IV Café Literário, com o tema "Encontro com o Cordel”.
Durante os três dias da IV Semana de Química, foram realizadas palestras direcionadas a docência, além de minicursos, oficinas e mesas redondas. “Nesse ano de 2019, a IV Semana de Química possuiu uma nova configuração, cuja sua realização foi em conjunto com o I EDUCARTE. Dessa forma, foi possível oferecer um maior suporte para os discentes, servidores e comunidade acerca das práticas educativas empregadas no ambiente escolar”, disse o docente do curso de Licenciatura em Química do campus, Thiago de Sousa Fonseca.
Já o Café Literário abordou atividades como: oficina de cordel e poesia, oficina de xilogravura, exposição dos trabalhos realizados durante as oficinas, bate papo literário e concurso de poesia de cordel.
“O Café Literário tem como foco o protagonismo discente a partir da construção de atividades que agregam a literatura, arte e música. Atuando como mediadores nesse processo, temos comissões como a da equipe da biblioteca, de docentes e de técnicos administrativos do Campus, elas são essenciais para a construção do processo. O evento visa também aproximar os sujeitos do fazer educacional em possibilidades múltiplas”, falou coordenadora do evento, a bibliotecária Francisca das Chagas Viana.