Notícias
Reitor do IFPI discute Plano de Ação com representantes dos NEABIs
Como parte da programação da II Semana da Consciência Negra Intercampi do Instituto Federal do Piauí (IFPI), o reitor Paulo Borges da Cunha se reuniu com representantes dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI). A reunião debateu um Plano de Ação, no âmbito da instituição, buscando o aperfeiçoamento das ações e o fortalecimento dos núcleos. A reunião foi articulada e mediada pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX), por meio da Diretoria de Extensão e Articulação Comunitária (DEXTEC).
Na pauta foram destacados avanços quanto à articulação política e organização dos NEABIs, bem como avanços nas políticas desenvolvidas pela instituição, como realização do primeiro encontro presencial dos NEABIs, em 2022, durante o Integra. A diretora de Extensão Tecnológica e Comunitária, Samara Pereira, destacou os resultados das ações da II Semana da Consciência Negra Intercampi do IFPI. “Temos conseguido uma ampla mobilização da comunidade acadêmica, movimentos sociais e membros da comunidade em geral, contemplando uma diversidade de ações acadêmicas, artísticas e culturais, fomentando também a interdisciplinaridade presente na temática”, disse a titular da DEXTEC.
No Plano de Ação foram levantados aspectos ligados à política de ensino no IFPI, que, conforme apresentado pela coordenadora do NEABI do Campus Cocal, Michele Alves, passa pela formação de professores para a construção de uma educação voltada para a diversidade e para as relações étnico-raciais. Também foi apontada a necessidade do fortalecimento das ações no campo da extensão com ações que contemplem a comunidade interna e externa através de editais específicos, conforme destacado pelo coordenador do NEABI do Campus São João do Piauí, Thiago Brito.
O coordenador do NEABI do Campus Piripiri, Marcos Oliveira, falou sobre o funcionamento e o desenvolvimento de ações continuadas e ressaltou a importância de uma estrutura para funcionamento dos Núcleos e a destinação de monitores, o que permitirá o desenvolvimento acadêmico e político desses estudantes para questões de identidade étnico-racial e protagonismo no enfrentamento ao racismo. Outros representantes dos NEABIs também participaram com reflexões e contribuições para aperfeiçoamento do Plano.
Por fim, o reitor Paulo Borges falou sobre as iniciativas da Reitoria voltadas ao processo de democratização do IFPI, como o aperfeiçoamento dos processos seletivos e de heteroidentificação, além de projetos voltados a públicos em vulnerabilidade, em que os assistidos são em sua maioria pardos e negros. Foi destaque, ainda, na pauta do encontro, a proposição de uma Especialização em Educação para a Diversidade e para Relações Étnico-raciais.
Foi deliberado que os NEABIs estarão na pauta da próxima reunião do Colégio de Dirigentes do IFPI, em 2023, a ser realizada no Campus Picos.