Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos do IFPI são aprovados no Programa de Residência Profissional Agrícola

Notícias

Projetos do IFPI são aprovados no Programa de Residência Profissional Agrícola

publicado: 06/10/2020 09h00 última modificação: 06/10/2020 09h07
Os projetos serão financiados para que desenvolvam atividades voltadas à qualificação técnica de estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins

Os projetos serão financiados para que desenvolvam atividades voltadas à qualificação técnica de estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins

Três projetos do Instituto Federal do Piauí (IFPI) foram aprovados no edital de chamamento público do Programa de Residência Profissional Agrícola (AgroResidência) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os projetos selecionados foram dos campi Campo Maior, José de Freitas e Paulistana.

As propostas do IFPI aprovadas têm como responsáveis os professores Mateus Santos Machado (Campus Campo Maior), Gilson Lages Fortes Portela (Campus José de Freitas) e Rafael Nogueira Furtado (Campus Paulistana).

Os projetos aprovados no edital serão responsáveis por desenvolver, com os jovens residentes, estudantes ou recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins, atividades práticas dentro das funções ligadas à respectiva formação, sob supervisão e acompanhamento de profissional técnico habilitado com formação na área de atuação.

Para ser residente pelo AgroResidência é preciso ter entre 15 e 29 anos de idade, ser estudante ou recém-egresso de cursos nas áreas de ciências agrária e afins, de nível médio ou superior. Os estudantes precisam ter cursado todas as disciplinas do curso e os egressos deverão ter concluído o curso há, no máximo, 12 meses.

Sobre o Programa

O AgroResidência foi instituído pela Portaria nº 193/2020 com o objetivo de apoiar a formação de profissionais com as competências necessárias para plena atuação nas áreas de ciências agrárias e áreas correlatas, por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado.

Além de qualificar profissionais, o programa busca desenvolver nos alunos o senso de responsabilidade ética, por meio do exercício de atividades profissionais, direcionando-os para uma vida cidadã e para o trabalho.