Notícias
Projetos do IFPI são aprovados no Programa de Residência Profissional Agrícola
Três projetos do Instituto Federal do Piauí (IFPI) foram aprovados no edital de chamamento público do Programa de Residência Profissional Agrícola (AgroResidência) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os projetos selecionados foram dos campi Campo Maior, José de Freitas e Paulistana.
As propostas do IFPI aprovadas têm como responsáveis os professores Mateus Santos Machado (Campus Campo Maior), Gilson Lages Fortes Portela (Campus José de Freitas) e Rafael Nogueira Furtado (Campus Paulistana).
Os projetos aprovados no edital serão responsáveis por desenvolver, com os jovens residentes, estudantes ou recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins, atividades práticas dentro das funções ligadas à respectiva formação, sob supervisão e acompanhamento de profissional técnico habilitado com formação na área de atuação.
Para ser residente pelo AgroResidência é preciso ter entre 15 e 29 anos de idade, ser estudante ou recém-egresso de cursos nas áreas de ciências agrária e afins, de nível médio ou superior. Os estudantes precisam ter cursado todas as disciplinas do curso e os egressos deverão ter concluído o curso há, no máximo, 12 meses.
Sobre o Programa
O AgroResidência foi instituído pela Portaria nº 193/2020 com o objetivo de apoiar a formação de profissionais com as competências necessárias para plena atuação nas áreas de ciências agrárias e áreas correlatas, por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado.
Além de qualificar profissionais, o programa busca desenvolver nos alunos o senso de responsabilidade ética, por meio do exercício de atividades profissionais, direcionando-os para uma vida cidadã e para o trabalho.