Notícias
Professores e alunos do IFPI conduzem Tocha Olímpica por cidades piauienses
Professores e alunos do Instituto Federal do Piauí foram condutores da Tocha Olímpica em sua passagem por cidades piauienses, na quinta e na sexta da semana passada.
Em Parnaíba, o estudante Luiz Fernando Vieira (Campus Teresina Central) foi um dos condutores. Em Piracuruca, o professor Francisco Marcelino de Almeida (Campus Teresina Central) também participou do revezamento. Coordenador do Laboratório de Robótica, Automação e Sistemas Inteligentes (Labiras), Marcelino e diversos estudantes foram selecionados pela Nissan, patrocinadora oficial do evento, através do site quemseatreve.com.br. Nesse site, os interessados contavam suas histórias de vida e poderiam ser recrutados pela montadora. “Foi uma grande responsabilidade e emoção representar, mesmo que indiretamente, o povo de Piracuruca e de todo Piauí”, destacou o professor.
Em Campo Maior, o professor Carlos Augusto Alves Costa (Campus São João do Piauí) foi um dos escolhidos. Ele desenvolve um trabalho social há 17 anos, estimulando a prática do handebol com jovens de comunidades carentes a fim de estimular a prática esportiva. “Sinto-me honrado em poder conduzir a Tocha Olímpica no meu estado. Dedico esse momento aos meus alunos, ao meu avô e ao meu pai que foram grandes esportistas, irmãos que são educadores físicos e a todos que acreditam no meu trabalho”, ressalta Carlos Augusto. Na Terra dos Carnaubais, também foi condutor o estudante Leonardo de Oliveira Lopes (Campus Teresina Central).
Na cidade de Altos, a tocha foi conduzida pelos alunos Hairton César Prudêncio de Sousa, Lay Carvalho e Luan Marinho Morais Pereira (todos do Campus Teresina Central), também selecionados pela Nissan.
Em Teresina, o revezamento contou com a participação dos professores aposentados Rogério Castelo Branco da Silveira e Joaquim Gonçalves Cordeiro, além dos estudantes Antônio José dos Santos Neto, Antônio Lucas Alves, Flávio Alves dos Santos, Francisco Vinícius Teles Rocha e Laíse Santos (todos do Campus Teresina Central).
Estudante do curso técnico em Informática do Campus Teresina Central, Laíse Santos é praticante do parabadminton e é a 7° melhor atleta do mundo na modalidade simples. Ela já foi cinco vezes campeã brasileira e, em 2014, foi campeã do Pan-Americano ocorrido em Havana (Cuba). No ano seguinte, participou do Campeonato Mundial em Stoke Mandeville (Inglaterra). Além disso, encerrou 2015 como a atleta número um da categoria WH2 (para quem utiliza cadeira de rodas) no ranking brasileiro.
ANFITRIÕES - Em Piripiri e em Teresina, diversos alunos do Instituto Federal do Piauí foram escolhidos, através de um concurso de redação organizado pelo Ministério da Educação, como anfitriões da tocha. Eles tiveram a função de passar a tocha aos condutores que se revezavam pelas principais ruas das cidades.
Confira mais imagens em nossa página no Facebook.