Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores do IFPI irão participar de curso em Escola de Física na Suíça

Notícias

Professores do IFPI irão participar de curso em Escola de Física na Suíça

publicado: 12/06/2017 17h55 última modificação: 12/06/2017 17h55
Exibir carrossel de imagens A seleção dos professores foi coordenada pela Sociedade Brasileira de Física

A seleção dos professores foi coordenada pela Sociedade Brasileira de Física

Dois professores de Física do Instituto Federal do Piauí (IFPI) irão participar de estágio na Escola de Física do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, em português), edição 2017, que acontecerá em Genebra (Suíça). Francílio Vieira Aguiar, do Campus Picos, e Rodolpho Carvalho Leite, do Campus Oeiras, estão entre os 20 professores brasileiros selecionados para participar do projeto.

Além dos brasileiros, a Escola do CERN contará com a participação de professores portugueses e africanos. Neste ano, o programa acontecerá no período de 3 a 8 de setembro. Além da Escola de Física no CERN, Francílio e Rodolpho irão participar de uma visita ao Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), em Lisboa (Portugal), nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. Os professores pretendem, ainda, visitar o Museu e a Casa de Einstein, localizados em Berna (Suíça), entre os dias 9 e 10 de setembro.

Rodolpho Leite conta que se candidatou com intuito de buscar novos horizontes e na tentativa de adquirir novas experiências profissionais e pessoais. "Esse sonho é uma das mais intensas experiências formativas, oportunidade ímpar para qualquer professor, sobretudo no campo da Física", relata. Ele acredita que a participação na Escola de Física irá proporcionar uma formação científica atualizada. "Essa troca de experiências auxiliará a transpor barreiras no ensino de Física e os conhecimentos adquiridos serão aproveitados no desenvolvimento e aprimoramento das aulas", diz.

A seleção dos professores foi coordenada pela Sociedade Brasileira de Física, por meio de sua Secretaria para Assuntos de Ensino, visando estimular a participação da mais diversa gama de professores brasileiros, oriundos das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino.