Você está aqui: Página Inicial > Valença do Piauí > Notícias > Campus Valença participa do III Dia de Campo da Raça Canela-Preta

Notícias

Campus Valença participa do III Dia de Campo da Raça Canela-Preta

publicado: 05/11/2025 17h06 última modificação: 05/11/2025 17h12
Exibir carrossel de imagens Evento realizado na comunidade
Chapada da Cabaceira

Evento realizado na comunidade Chapada da Cabaceira

Na quinta, 30 de outubro, o Campus Valença do Instituto Federal do Piauí (IFPI) marcou presença no III Dia de Campo: Experiências com a Galinha Caipira da Raça Canela-Preta, realizado na comunidade Chapada da Cabaceira, no município de Wall Ferraz-PI.

O evento reuniu agricultores e agricultoras de diversos municípios, como Wall Ferraz, Santa Cruz do Piauí, Simões e Lagoa do Sítio, entre outros. A programação teve como objetivo principal levar aos produtores conhecimentos técnicos e práticos sobre seleção de matrizes e reprodutores, formulação de rações alternativas, prevenção de doenças com fitoterápicos, uso de forragens na alimentação de galinhas e ainda contou com um concurso de pratos típicos à base de galinha caipira.

Para o diretor-geral do Campus Valença, Jonilson Alves, a participação no evento reforça o papel do IFPI na promoção do desenvolvimento rural sustentável: “Ficamos muito felizes em participar deste momento, pois aqui é possível perceber o fortalecimento da agricultura familiar por meio de parcerias entre instituições como o Instituto Federal do Piauí, a EMBRAPA, a Universidade Estadual do Piauí, a Secretaria de Agricultura Familiar e a Associação de Criadores de Galinhas Caipiras da Raça Canela-Preta. Quando essas instituições se unem, promovem o pequeno produtor, fortalecendo a produção, a segurança alimentar e a geração de renda”, destacou.

O coordenador do curso técnico em Agropecuária, Gian Carlos, destacou a relevância das experiências compartilhadas durante o evento: “O que presenciamos aqui hoje foi a verdadeira transformação de vidas. As práticas de inovação e de tecnologia social apresentadas neste Dia de Campo podem e devem ser levadas para nossas salas de aula e aplicadas pelos professores junto às comunidades e assentamentos rurais de Valença e região. Isso evidencia o poder da educação como instrumento de desenvolvimento e transformação social dos nossos agricultores”, enfatizou.