Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do IFPI participa de I Congresso Iberoamericano Nós Propomos

Notícias

Professor do IFPI participa de I Congresso Iberoamericano Nós Propomos

publicado: 11/09/2018 13h45 última modificação: 11/09/2018 13h45

O professor Josivane José de Alencar, do Campus Campos Maior, representa o IFPI no o I Congresso Iberoamericano Nós Propomos: Geografia, Educação e Cidadania, que acontece de 7 a 12 de setembro, em Lisboa-Portugal. 

A rede “Nós Propomos” começou em Portugal e hoje também está presente na Espanha, Moçambique, Colômbia, Peru, além do Brasil, onde conta com a parceria de diversas universidades e outras instituições de ensino. 

O evento será organizado em várias sessões que se orientam pelos seis eixos temáticos do evento. Entre as principais sessões, contam-se: sessões plenárias; apresentações sobre os temas dos seis eixos temáticos de discussão pelos participantes dos diferentes países da rede Nós Propomos; debates sobre os temas dos seis eixos temáticos de discussão pelos participantes dos diferentes países da rede; exposição de inauguração e trabalhos de campo (visitas de estudo facultativas a diferentes cidades de Portugal).

“O projeto Nós Propomos visa estudar problemas da realidade dos municípios e apontar propostas de soluções ao poder público. É um projeto de internacionalização de pesquisa e extensão envolvendo a universidade de Lisboa e universidades e Institutos Federais de países como o Brasil”, explicou o professor Josivane, coordenador do projeto em Campo Maior.

No Campus Campo maior, o projeto Nós Propomos é realizado em parceria com a UFPI e o IGOT - Instituto Geográfico e de Ordenamento do Território, vinculado a universidade de Lisboa.

Durante o evento, o professor apresentou propostas de ações desenvolvidas no âmbito do Campus Campo Maior, relacionada ao estudo dos espaços públicos como mecanismo de promoção do ensino de Geografia e do exercício da cidadania. “Na apresentação do trabalho apontamos propostas de requalificação do sistema viário de Campo Maior apontadas pelos alunos e fruto de pesquisas realizadas com alunos do ensino médio”, falou.

Segundo o professor, a pesquisa aponta a necessidade de ações  de requalificação  de espaços  públicos locais, relacionado a melhoria da sinalização, iluminação pública, delimitação de áreas de passeios públicos, dentre outras.