Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do IFPI é convidado da série “200 da Independência” promovida pela Biblioteca Nacional

Notícias

Professor do IFPI é convidado da série “200 da Independência” promovida pela Biblioteca Nacional

publicado: 15/02/2022 13h49 última modificação: 02/03/2022 14h12

No ano do Bicentenário da Independência do Brasil, a Fundação Biblioteca Nacional retoma a série dos 200 anos da Independência abordando o tema ”Os povos indígenas na na formação do Brasil Império e o acervo da Biblioteca Nacional”. O evento será na próxima quinta-feira, dia 17 de fevereiro, às 17 horas, e contará com historiadores especializados no tema, entre eles o professor do campus Urucuí do IFPI, João Paulo Peixoto Costa, membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI do IFPI. 

Com o auxílio do acervo da Biblioteca Nacional, que contém fontes preciosas que nos ajudam a conhecer essa história, o professor João Paulo Peixoto Costa (IFPI/NEABI-Uruçuí e PNAP-FBN) estará com Bruno da Silva (FUNAI) e Danilo Braga Kaingang (UFRGS) no episódio que discutirá como os povos indígenas tomaram parte em diversos processos decorrentes da emancipação política brasileira. 

Segundo destacam os estudiosos, a temática indígena ainda não entrou de maneira decisiva na história política do Império brasileiro, mas deve entrar, pois trata-se de uma questão essencial à compreensão do processo de organização do Estado nacional durante os Oitocentos. “Na análise a ser feita das várias "Independências do Brasil" uma das que se apresenta necessária aos historiadores é justamente a dos posicionamentos dos povos ameríndios do território que se tornaria brasileiro a partir da década de 1820. Diferentes grupos não apenas foram atingidos pelas mudanças que tiveram início com nossa emancipação, como também se posicionaram de diversas formas, buscaram viabilizar projetos e atuaram politicamente no processo de independência e formação do Estado”, falou o professor João Paulo, que é  Doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas e Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí. 

O evento será transmitido pelo canal da Fundação Biblioteca Nacional no YouTube.