Notícias
Teresina Central recebe GPS de mapeamento
O campus Teresina Central recebeu quatro GPS de mapeamento adquiridos com recursos do Projeto de Regularização Fundiária do Semiárido (REFUSA), executado pelo IFPI por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex).
Segundo o professor Adriano D´Carlos Batista Oliveira, coordenador-geral do Projeto REFUSA no IFPI, os equipamentos adquiridos são extremamente importantes para contribuir com as áreas de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de Geoprocessamento e Agrimensura, uma vez que essas formações possuem atividades práticas que exigem o uso de GPS em disciplinas específicas.
O diretor de ensino do campus, Francieric Alves, fala da importância da chegada desses equipamento no fortalecimento das atividades acadêmicas e prática dos estudantes. “ Essa conquista é fruto de parcerias estratégicas e com os novos GPS de mapeamento, teremos melhores condições de realizar aulas de campo, pesquisas e projetos de extensão que dialogam diretamente com as demandas do território”, disse.
O projeto Refusa, ou Projeto de Regularização Fundiária do Semiárido, é uma iniciativa que visa a regularização cadastral, georreferenciamento e cadastramento fundiário de propriedades, especialmente aquelas originárias de ações de crédito fundiário no semiárido brasileiro, nos estados da Bahia e Piauí. O projeto busca identificar a demanda dos agricultores e promover a regularização das propriedades produtivas.
A iniciativa é uma parceria do Instituto Federal do Piauí (IFPI) com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) e a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex).