Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PROEX e NEABIs discutem programação sobre luta contra a desigualdade racial

Notícias

PROEX e NEABIs discutem programação sobre luta contra a desigualdade racial

publicado: 28/10/2021 09h13 última modificação: 28/10/2021 09h13

A Pró-reitoria de Extensão(PROEX) do IFPI, representantes dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) e diretores de campus, estiveram reunidos na última terça-feira (26) para discutir o calendário de atividades durante o mês de novembro - mês de referência na luta contra a desigualdade racial em decorrência do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de Novembro).

As ações visam fomentar um conjunto de ações intercampi dirigidas à educação para a diversidade étnico-racial, respeito e reconhecimento da população negra e, consequente, enfrentamento ao racismo.

Diversos campi do IFPI contam com programação própria que contempla discussões feitas por especialistas e pesquisadores da temática, atividades artístico-cultural e de mobilização política da comunidade negra e indígena, com participação da comunidade externa e militantes dos movimentos sociais, e que resultam de trabalho continuo e articulado pelosNEABIs em seus campus de atuação.

Neste ano, além das programações específicas de cada campus, o IFPI contará com atividades integradas por todos os campi através dos NEABIs, iniciativa articulada através Diretoria de Extensão e Articulação Comunitária (DEXTEC) vinculada à Proex.

As atividades integradas contemplarão: Lançamento Oficial da Programação do IFPI para o 20 de novembro, Conferência sobre racismo no contexto contemporâneo e mesa redonda sobre contribuições dosNEABIs no IFPI e Reunião do Coletivo de NEABIs do IFPI, que visa a troca de experiência e a construção do plano de ação dos núcleos na instituição.

A ação intercampi está sendo construída coletivamente e visa fortalecer as várias iniciativas locais, contribuindo com a mobilização da comunidade acadêmica (estudantes, professores, técnicos, gestores) e externa em torno das programações, além de fortalecer a articulação dos NEABIs no IFPI e fomentar iniciativas no campo da pesquisa, ensino e extensão junto à comunidade com foco na construção de relações orientadas pelo respeito às diferenças.

No âmbito do IFPI, a educação para a diversidade tem como referência as Leis 10.639/03, atualizada pela Lei 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino de história e cultura africana/afro-brasileira e indígena na educação básica, e objetivam promover um ambiente escolar democrático, cujas diversidades étnico-raciais e indígenas sejam contempladas, desde a organização do currículo até ações efetivas contra as práticas racistas, preconceituosas e discriminatórias. O IFPI também tem implementado políticas afirmativas no âmbito da instituição, como no momento de acesso aos cursos da Instituição, e através dos NEABIs tem buscado promover iniciativas no campo do ensino, pesquisa e extensão.