Notícias
NEABIs do IFPI divulgam homenagem a Nego Bispo
O coletivo de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) do Instituto Federal do Piauí divulga, nesta segunda, 4, uma homenagem ao intelectual e ativista político Antônio Bispo dos Santos, o Nego Bispo, falecido nesse domingo, 3, em São João do Piauí.
Confira o texto.
De liderança comunitária em Francinópolis - PI, sua personalidade extremamente aguerrida correu todo o estado, onde marcou a atuação do movimento pela reforma agrária e dos movimentos: negro e quilombola.
Mas foi em São João do Piauí que encontrou a ancestralidade da sua gente preta. Foi onde fincou suas raízes. E foi ali criando sua família e ajudando a fundar os quilombos de Riacho dos Negros e Saco/Curtume e o Movimento Capoeira de Quilombo, que Nego Bispo se consagrou como sujeito do mundo.
Em São João do Piauí, esteve por vários momentos em diálogo com a comunidade do IFPI, fosse recebendo os grupos no quilombo ou participando de atividades no âmbito do IFPI, como durante o movimento Kizomba, durante a Semana da Consciência Negra, em que suas obras suscitaram o debate sobre a realidade e lutas dos quilombos.
Sua potência crítica e reflexiva, do pensar, junto à sua generosidade, o fez ser do Quilombo, do Piauí, do Brasil, de Amefrika e do Mundo. Seus conhecimentos extrapolaram as fronteiras, transformando-o em um dos maiores pensadores contemporâneos, sem perder suas raízes quilombolas e sempre voltando para casa.
Uma biblioteca viva da tradição negra ancestral, um guerreiro do movimento quilombola e da defesa de culturas e das identidades negras no Piauí. Seus conhecimentos e sua luta continuarão vivos para sempre em nós.
O coletivo de NEABIs do Instituto Federal do Piauí – IFPI - se solidariza com a família e os amigos de Antônio Bispo dos Santos, mestre Nego Bispo, após seu retorno para o Orum.
Salve, salve Nego Bispo - presente!
Coletivo NEABIS do IFPI