Notícias
Mestrado Profept gera três produtos educacionais na área de Assistência Estudantil
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFept) gerou três produtos educacionais na área de Assistência Estudantil: cartilha em formato de Histórias em Quadrinhos, o “Guia da POLAE” e uma cartilha sobre o Grêmio Estudantil.
A cartilha em formato de HQ produzida pela assistente social do Campus Teresina Central, Virgínia Rocha, coloca a Assistência Estudantil como um mecanismo garantidor do direito à Educação. O material didático destina-se a explicar, em pormenores, como acontece a dinâmica do processo de seleção dos benefícios oferecidos pela Política de Assistência Estudantil do IFPI, no Campus Teresina Central.
Na pesquisa, a servidora analisou cientificamente a efetividade da Política de Assistência Estudantil do IFPI. Ao usar uma metodologia predominantemente subjetiva, deu voz aos sujeitos atendidos pela Política e, por meio dos relatos colhidos, verificou a sua importância e necessidade para garantia do direito à Educação a diversos alunos em situação de vulnerabilidade social.
Leia a cartilha da Assistência Estudantil na Perspectiva de Direitos.
O “Guia da POLAE”, produzido pela assistente social Shirley Raquel Frazão Lopes, da Reitoria do Instituto Federal do Piauí. O guia tem o objetivo de divulgar os programas, serviços e ações da Política de Assistência Estudantil do IFPI.
A pesquisa foi organizada de modo a direcionar o caminho que o estudante pudesse percorrer de acordo com seu interesse de informação, sua preferência por formato de apresentação ou conforme a organização dos programas da POLAE.
Confira a página do Guia da POLAE.
A cartilha “Conectando Saberes: Diálogos sobre grêmio estudantil e protagonismo juvenil” criada pela assistente social do Campus Cocal, Talyta Maria Coelho de Deus Lima, com o objetivo de fortalecer o grêmio estudantil como órgão discente legítimo, bem como ampliar a reflexão necessária entre a juventude e o seu papel na escola e na comunidade da qual faz parte.
O material educativo pode ser utilizado por estudantes da Educação Básica de Nível Médio, bem como por servidores que desejem utilizá-lo para fomentar o debate acerca das possibilidades e desafios que perpassam os grêmios estudantis, a fim de que, desta forma, eles possam ser criados/reativados nos campi do Instituto Federal do Piauí.
Leia a cartilha Conectando Saberes: Diálogos sobre grêmio estudantil e protagonismo juvenil.