Notícias
IFPI vence prêmio de inclusão social
O Instituto Federal do Piauí conquistou o prêmio da inclusão social na categoria inovação/tecnologia com o projeto Viva Mais Cidadania Digital na terça-feira(26) no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina.
O evento reconheceu 18 projetos finalistas, divididos em seis categorias: associação, ação individual, governamental, ONG, empresa e inovação/tecnologia.
O projeto realizou letramento digital para mais de 600 pessoas idosas de comunidades de Teresina e de Recife e promoveu educação midiática e combate à desinformação, além de ações de prevenção contra violência financeira no ambiente virtual. Foram ministradas 20 horas de aulas para idosos de todas as zonas de Teresina.
A pró-reitora de Extensão do IFPI, Divamelia Bezerra Gomes, disse que o intuito de levar a cidadania e de dar autonomia para essas pessoas, para que elas não sofressem mais tantos golpes. “Nosso objetivo era enxergar essas pessoas com paciência, com respeito, e levar a cidadania e autonomia para elas. Que bom que vocês colocaram luz em cima disso e trouxeram reconhecimento para esse trabalho”, afirmou.
A coordenadora do projeto, professora Fernanda Pereira, destacou que a iniciativa tem contribuído para ampliar a autonomia e a cidadania digital das pessoas idosas. “A conquista desse prêmio representa o reconhecimento de um trabalho construído com muito respeito, cuidado e compromisso. O Viva Mais Cidadania Digital vai além do ensino sobre o uso de celulares e computadores: buscamos fortalecer a confiança dos participantes, garantindo segurança no ambiente online e promovendo sua autonomia no mundo digital”, ressaltou.
O prêmio tem como propósito dar visibilidade a iniciativas que combatem a exclusão social e promovem o acesso a direitos, igualdade de oportunidades e autonomia. Ao longo de duas décadas, a premiação se consolidou como referência no estado, valorizando quem transforma realidades e amplia horizontes.