Notícias
IFPI tem 2 projetos aprovados em edital da SETEC/MEC
Dois projetos do Instituto Federal do Piauí (IFPI) foram aprovados no âmbito do edital nº 84 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação. Em nível nacional, a seleção foi gerenciada pelo do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), e no IFPI pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).
O projeto Laboratório de Inovação Gruna Labs, coordenado pelo professor Otílio Paulo da Silva Neto, foi aprovado no eixo I, direcionado para a criação de ambientes promotores de inovação. Esse laboratório, que receberá apoio financeiro de R$ 40 mil reais da SETEC, está em fase de implantação no 5° pavimento, do prédio B, do Campus Teresina Central e visa o desenvolvimento de atividades de pesquisa aplicada, extensão tecnológica, ensino e inovação pelas comunidades acadêmica do campus e externa.
No eixo II, com foco na integração e consolidação de ambientes promotores de inovação, o projeto Laboratório InovaMaker, coordenado pela professora Mariana de Morais Sousa, do Campus Teresina Zona Sul, receberá apoio financeiro de R$ 120 mil reais da SETEC. A proposta tem como objetivo a criação de um Hub de inovação – espaço físico voltado para a promoção de encontros de pessoas de diversos meios, a fim de gerar novos negócios.
O Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, José Luís de Oliveira e Silva, destaca a importância da aprovação desses projetos para o IFPI, por serem fomentadores dos laboratórios de inovação, sobretudo por se tratar de captação de recursos externos. Ressalta ainda o papel da PROPI, por meio do NIT, na forma democrática de incentivar a elaboração desses projetos, abrindo chamadas internas. “Inicialmente pré-selecionamos e depois melhoramos os projetos, a fim de submetê-los para concorrer em nível nacional. Isso tem feito com que nossas propostas ganhem em termos de qualidade e sejam contempladas”, explicou o pró-reitor.
Confira o resultado.